Gustavo Candiota

10 de nov de 20172 min

Antes de embarcar ao exterior verifique se o país destino ou escalas exigem a CIVP

É muito comum ver os clientes tomarem todos os cuidados e planejarem com antecedência a emissão de visto consular para o(s) país(es) destino das férias. Porém, a maioria dá pouca importância para uma outra burocracia que, assim como a falta de visto, pode impossibilitar seu embarque ou, pior ainda, pode gerar deportação do passageiro no exterior e estragar sua viagem: vacinação!

Trata-se da CIVP: Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia.

O que é a CIVP? Conforme o site oficial da ANVISA "O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia - CIVP é um documento que comprova a vacinação contra doenças, conforme definido no Regulamento Sanitário Internacional."

Confira a lista de países que exigem Certificado de Vacinação Internacional contra febre amarela, no site oficial da OMS, clique aqui. Tabela atualizada em Fevereiro de 2017.

Não se engane: não apenas no país destino você precisa tomar este cuidado, mas também em todas as escalas, principalmente nas que forem acima de 6 horas de conexão. Ex: Se suas férias serão em Aruba, não é exigida a comprovação de vacina PORÉM se você fizer escala maior do que 6 horas em Bogotá (Colômbia) - conexão bem comum para este destino final - você vai precisar do certificado. Sem ele, você não embarca!


 
Como emitir o certificado?

1) Primeiramente, tome a vacina. ATENÇÃO! A vacina precisa ser tomada com, no mínimo, 10 (dez) dias de antecedência para o embarque.

2) Realizar o pré-cadastro no SISPAFRA. Clique aqui.

3) Compareça, com antecedência a um estabelecimento da ANVISA - presente na maioria dos aeroportos internacionais do Brasil - para fazer o cadastro e emitir gratuitamente o comprovante internacional, que tem validade "life" (vida inteira). ATENÇÃO: CUIDADO COM O HORÁRIO DE EXPEDIENTE do balcão Anvisa no seu aeroporto! Se você deixar para o dia da viagem este carimbo e seu vôo for antes do horário comercial, não será possível emitir e você NÃO VAI EMBARCAR. Não é "talvez não embarque". NÃO VAI.

4) Guarde junto ao seu passaporte o certificado, de preferência anexe com um clips a uma das folhas (não grampeie!) e leve sempre com você. Para o resto da vida!

Mais informações no site público da ANVISA. Clique aqui.

Tenham todos um bom fim de semana!

Att

Gustavo Candiota

Diretor GC Prime Câmbio Inteligente

#CIVP #CertificadoInternacionaldeVacinação #ComoobteroCIVP #febreamarela #vacinasparaviagemaoexterior #nãotenhocertificadodevacinaçãoparaviajar #quaispaísesexigemvacinacontrafebreamarela #precisodevacinaparapaísesemescala #PostosdaAnvisaaeroportos

    2810
    0