(FAQ)

Antes de fazer sua primeira operação, leia as perguntas frequentes e alertas importantes!

New%20Logo%20Cambio%20Inteligente%20-%20

P: Qual o prazo para depósito do dinheiro na conta do beneficiário no exterior?

R: Os prazos se alteram conforme o horário que o remetente confirma o fechamento de câmbio, moeda desejada, país destino, bancos de roteamento envolvidos, demanda sobre a plataforma, se há feriados no Brasil ou no país recebedor, entre outras variáveis. Atualmente, fazendo uma média geral, as remessas estão sendo enviadas entre 2 e 4 dias úteis (USD) e entre 1 e 2 dias úteis (EUR e GBP) a contar a partir da identificação do pagamento na conta da Corretora. Envios de Dólar Canadense: prazo um pouco maior, varia entre 3 e 5 dias úteis, tempo semelhante ao dos recebimentos do exterior. 

 

 Atenção! Os prazos acima, excepcionalmente, poderão sofrer algum atraso durante a pandemia.

P: Qual o limite de câmbio para operar na Plataforma Câmbio Inteligente?

R: Sem comprovação de origem, no chamado "câmbio eventual", você pode operar até um total de U$ 20000 (vinte mil dólares americanos), ou equivalente em outra moeda, por ano, e respeitando limite máximo de U$ 10000 por operação, exceto CAD (máx U$ 3k). U$ 20000 é o montante total por ano autorizado para remessas ou papel moeda na Plataforma. Ex: Se o cliente fechar um câmbio de 1000 dólares em papel moeda, ainda pode fechar +19000 em papel moeda OU remessa.

 

Se você deseja enviar um montante maior do que U$ 10000, entre em contato com nossa mesa de câmbio pelo whatsapp (51) 4042-3838. e consulte documentação, custos e alíquotas adicionais, se aplicáveis.

P: Como descubro o código ACH Routing do beneficiário no exterior (remessa USD) ?

R: Atenção! Verifique ou peça para o detentor da conta nos EUA descobrir qual o código "Routing eletronic". Tome cuidado, pois geralmente as contas bancárias daquele país possuem 3 códigos Routing. Você deve inserir o eletronic  e não o wire. Se você estiver inseguro sobre qual código routing inserir, fale com nossa equipe. CUIDADO: Se você realizar uma remessa internacional com dados incorretos, a remessadora devolve a operação para a corretora e cobra do cliente uma multa de 15 dólares para fazer o reenvio.

P: Como funciona uma transferência internacional?

R: Uma transferência internacional, remessa internacional de dinheiro ou simplemente remessa internacional consiste no envio de valores por meio eletrônico entre um país e outro, solicitados por um cliente pessoa física ou jurídica, com a conversão (câmbio) entre as moeda do país de origem para o país de destino, e realizado por uma instituição financeira autorizada pelo Banco Central do Brasil. As operações mais tradicionais, geralmente feitas pelos grandes bancos comerciais, são as chamadas SWIFT, onde cada entidade é identificada por um código universal único para que seja possível uma troca de mensagens entre as mesmas, através de um procedimento padrão, comunicando os valores e detalhes a depositar no beneficiário.

P: Qual a tecnologia da Plataforma Câmbio Inteligente?

R: Nos últimos anos, com a evolução da Internet aliada a estruturas computacionais seguras e mais modernas, chanceladas pelas autarquias relacionadas, muitas startups fintechs passaram a oferecer as chamadas transferências digitais via tecnologia Blockchain. Mais rápidas, baratas e igualmente confiáveis. É o caso da Plataforma Câmbio Inteligente. Operamos em parceria com uma Corretora de Câmbio autorizada pelo Banco Central do Brasil que, por sua vez, está credenciada em diversas remessadoras estrangeiras de alta credibilidade para realizar o roteamento das transações dos clientes através da rede Ripple.net, até chegar no banco e conta destino com segurança.

P: Quais são os termos de uso da Plataforma?

R: Ao realizar seu cadastro em nosso sistema, você terá acesso a um link com os termos de uso. Leia atentamente todo o conteúdo antes de continuar e fazer sua primeira operação de transferência internacional. Tenha ciência das responsabilidades, obrigações e o que não é permitido. 

P: Para quais países posso enviar dinheiro pela plataforma?

R: Realizamos transferência internacional para todos os países que possuem como moeda oficial (nativa): Dólar Americano, Euro, Libra Esterlina, Dólar Canadense e Dólar Australiano. Ou seja: Para os EUA, para todos os países que fazem parte da União Européia (Tratado de Schengen), para o Canadá e para a Austrália. Também aceitamos recebimento do exterior dos mesmos países, exceto Canadá e Austrália. 

P: Quanto custa fazer uma transferência internacional pela Plataforma?

R: Nosso sistema de remessas não cobra nenhum tipo de taxa ou tarifa, mas é importante você ficar atento a custos adicionais que eventualmente o seu banco no Brasil (para envio ao exterior) ou banco estrangeiro (para recebimento do exterior) podem cobrar indiretamente, na hora de iniciar o processo. Ex: tarifa de TED/DOC ou Wire Fee para canal bancário internacional. Consulte seu banco e, se for o caso, tente negociar uma isenção.

P: Quais os impostos que incidem sobre uma transferência internacional?

R: Em todas as transações internacionais de dinheiro, as instituições financeiras envolvidas são obrigadas à cobrar do cliente o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) que varia conforme a Natureza de Operação. Para remessas ao exterior entre contas de mesma títularidade Pessoa Física a alíquota é de 1.1% e entre títularidades diferentes de 0.38%. No caso de recebimentos do exterior Pessoa física, ambos os enquadramentos sofrem alíquota de 0.38%. Consulte impostos adicionais para beneficiários Pessoa Jurídica, conforme o motivo do pagamento.

P: Os fechamentos de câmbio realizados na plataforma são informados ao Banco Central do Brasil?

R: Sim. Todas as operações realizadas pela Câmbio Inteligente, seja pelo sistema self-service ou pela mesa de operações, são boletadas pelo câmbio oficial, portanto, posteriormente efetivadas junto ao Bacen.

P: Iniciei meu cadastro na plataforma, mas não recebi o e-mail para validar e completar o preenchimento.

R: Em algumas situações esporádicas, o e-mail automático do sistema pode ser filtrado para sua caixa de spam ou, no caso do Gmail, para a aba "Promoções". Verifique. Caso não encontre a mensagem, entre em contato com nossa equipe pelo Whatsapp.

P: Após confirmar a compra, preciso enviar o comprovante de pagamento para a GC Prime?

R: Não é necessário. O robô da plataforma identifica automaticamente as TEDs na conta bancária da corretora dentro de algumas horas, posteriormente avisando o cliente por e-mail.

P: As Corretoras de Câmbio são confiáveis? Estou acostumado com meu Banco.

R: Você pode confiar na corretora em questão e realizar tranquilamente sua remessa internacional se e apenas se ela estiver oficialmente autorizada pelo Banco Central do Brasil a operar no mercado de câmbio. Consulte a relação atualizada neste link do sítio oficial do Bacen.

P: Para um recebimento do exterior, quais campos do canal bancário recebido por email devo preencher?

R: O correto é preencher todos. Mas isto varia muito de banco para banco, alguns não exigem todos os campos. Tente localizar a opção de transferência que possua a numeração dos "fields" exatamente conforme consta no e-mail. Trata-se de um padrão internacional de SWIFT. Em caso de dúvidas, consulte nossa equipe ou a agência de sua conta no exterior. Lembre-se: ao solicitar um recebimento, é através de seu internet banking estrangeiro que você inicia a operação, logo após ter fechado o câmbio no Simple.

P: Após fechar meu câmbio na plataforma, quanto tempo tenho para realizar a TED/PIX em reais para a conta da Corretora? 

R: Você tem garantida a taxa por exatamente 24h corridas, exceto para operações fechadas nas sextas-feiras ou vésperas de feriado (24h úteis). Após este prazo, o sistema cancela automaticamente a remessa e informa o cliente por e-mail. Neste caso, você precisará refazer a operação com o câmbio atualizado do dia.

P: Estou pronto para fazer a transferência em reais para a Corretora. Mas estou confuso sobre os dados bancários informados no e-mail. O que devo preencher?

R: A conta bancária de nossa corretora parceira confunde alguns clientes por ser de Instituição Financeira (TED IF), e não de conta corrente padrão dos bancos comerciais tradicionais (BB, Bradesco, Itau, etc). Busque pelo banco 285 e digite na Razão Social o mesmo nome do banco. Caso você não esteja encontrando a opção TED IF em seu internet banking, entre em contato com sua agência e fale com nossa equipe pelo Whatsapp

P: Quero fazer meu cadastro na Plataforma, mas moro no exterior e não estou encontrando os campos de endereço correspondentes ao meu país para finalizar o processo. 

R: Você precisa inserir um endereço brasileiro para realizar seu cadastro. Se no momento você reside fora do país, digite o seu endereço de referência para correspondências bancárias no Brasil. Ex: casa de seus pais ou irmãos.

P: Pretendo fazer uma remessa em Euros. Já fiz meu cadastro, mas estou confuso ao preencher os campos solicitados da conta beneficiária. Só possuo o IBAN.

R: Se você está somente com o IBAN do beneficiário, faça um "Check IBAN" neste link. Vá em "Consultar um IBAN" e, após inserir o código, clique no "Confirmar IBAN". A página vai retornar todas as informações adicionais que você precisa para concluir o cadastro na plataforma.

P: Quais tipos de serviços estão disponíveis para pagamento via plataforma?

R: Entre as naturezas de serviços autorizados para transação estão os financeiros, os de consultoria de negócios e relações públicas, os de publicidade, pesquisas de mercado e de opinião e de participação em feiras e exposições e, ainda, aqueles prestados a agências de notícias. São permitidas transferências de pessoa física do Brasil para pessoa física ou jurídica do exterior, em dólar americano, dólar canadense, dólar australiano, euro e libra.

P: Como faço para cotar e receber meus valores do Google AdSense? Passo a Passo.

R: Você pode simular o valor em reais que pagamos pelos seus dólares em saldo AdSense na Plataforma Câmbio Inteligente, sem compromisso. Para uma cotação e comparativo com a concorrência, selecione (1) "Tipo da Remessa: Recebimento"; depois (2) "Para quem você vai enviar: eu mesmo - Google AdSense. E por fim (3) digite o total de dólares disponível na sua conta. Aguarde o painel calcular qual seria o montante em Reais a pagar - câmbio garantido por 48h úteis.

Em caso de interesse em proceder com a operação, (4) clique em "Comprar", realize seu cadastro e aguarde aprovação por e-mail. Somente após liberado a operar você então receberá o canal bancario para o qual deve ser feito o depósito. Ou seja, (5) informar os dados que você precisa informar à Google para sacar seus créditos AdSense.

Importante: fique atento às tarifas fixas que eventualmente a Google cobra para fazer o depósito em canais bancários internacionais. Verifique se vale a pena sacar o montante disponível ou aguardar acumular mais dinheiro.

P: Estou sem limite de TED em meu banco para pagar o montante desejado. Posso fazer mais de uma transferência? E de contas diferentes?

R: Sim. Mas com algumas condições: 1) É imprescindível que ambas sejam contas em seu nome, pessoa física. Não é permitido TED/PIX de pessoa jurídica sob nenhuma hipótese. 2) A soma dos pagamentos precisa dar o valor exato em reais da remessa fechada. 3) Você só pode fechar uma remessa por dia. Não realize duas ou mais simultâneas, sob pena de cair em compliance do Banco Central ou no banco estrangeiro.

P: Quero pagar minha remessa internacional com a opção de cartão de crédito. O custo é o mesmo?

R: Não. Fique atento aos juros adicionais aplicados ao selecionar esta modalidade de pagamento. Além disso, quanto maior o número de parcelas, mais alto ficará o seu valor total a pagar. 

Dúvidas? envie mensagem

Whatsapp GC Prime Câmbio Inteligente

Pronto para começar?

Plataforma Cambio Inteligente - Simple -
runs on ripple.png
simple_frente.png