Neste dia 22 de abril, dia do Agente de Viagens, acredito ser interessante dedicar alguns minutos para escrever sobre este setor do turismo e para estes dedicados profissionais, espalhados por nosso enorme país. Me motivo hoje a fazer uma publicação como um recado tanto para os passageiros, quanto para os próprios agentes. Quero motivar ambos.
Na atual era da informação e da conectividade, a Internet está desenvolvendo um papel fundamental nos negócios da maioria das empresas, em todo o mundo. A grande rede está trazendo novas tecnologias e facilidades às pessoas de uma maneira cada vez mais rápida e surpreendente, mesmo aos usuários mais experientes. O setor do turismo é um mercado que está participando ativamente destas transformações, pois tem a seu dispor inúmeras ferramentas que facilitam o seu dia-a-dia, além de estar reduzindo consideráveis despesas dos envolvidos.
Porém, os intermediadores desta área de atuação, os agentes de viagens, apesar de também conseguirem usufruir destes benefícios, preocupam-se com seu futuro, pois acredita-se que a Internet está reduzindo a necessidade de auxílio humano para realização de deslocamentos internacionais e atividades turísticas. Não está.
Com as constantes transformações do mundo moderno e a infinidade de novas opções que a cada dia surgem para diversificar uma viagem, o cliente precisa entender que, apesar de haver uma facilidade de conseguir bons preços diretamente na internet, suas férias não se resumem apenas a estas reservas básicas como bilhete aéreo, hotéis e aluguel de carros. Conhecer outro país requer também uma assessoria de alguém especializado que vai guiá-lo para as melhores opções de acordo com seu perfil, interesses, dias desejados em cada cidade, atrações, meios de transporte disponíveis, entre muitos outros e combinar tudo de maneira otimizada que a experiência seja a melhor possível. E por melhor, leia-se também: mais econômica, se este for o seu desejo.
Ter um custo um pouco menor em hotel comprado via um Portal na web não quer dizer que você vai economizar, pois na empolgação de conseguir o melhor preço, da "última vaga disponível" (eles sempre dizem isso, é inteligência artificial do sistema), talvez tenha sido escolhido uma acomodação mal-localizada que vai encarecer, apenas de custo extra de transporte, o que seria gasto a maior com uma reserva em seu agente.
Mas isto é apenas um exemplo.
Diversas empresas fazem serviços extremamente especializados elaborando sua viagem de tal forma que não haverá sequer perda de tempo caindo em locais ou pontos turísticos não desejados. E o tempo é precioso quando você está em férias e quer aproveitar ao máximo cada minuto. A ordem cronológica de seu passeio é calculada e otimizada. Outro exemplo: os ingressos de shows já são previamente comprados. Você pode gastar alguns dólares a mais, se for o caso, mas economizará horas de fila no local. Além de diversas outras situações.
Então, qual é a essência deste breve texto, o verdadeiro objetivo dele?
Primeiro: Fazer o passageiro enxergar o que é uma economia REAL em viagens, faze-lo entender e acreditar na importância destes profissionais experientes, dedicados e que amam o que fazem. Sim, pois, acreditem! Talvez este seja um dos únicos setores de serviços compostos apenas por apaixonados por seu trabalho.
Segundo: fazer o agente de turismo enxergar que ele continua essencial, e sempre continuará. Não há internet, portais promocionais, ou inteligências artificiais suficientes para substituí-los enquanto houver pessoas desejando sair de casa e conhecer o mundo. Ou seja, vocês nunca deixarão de existir. Mesmo a geração internet, que nasceu com estas facilidades digitais e terão elas por toda a vida, precisa de vocês. Muitos precisam e não perceberam isto. Ainda.
Feliz dia do agente de viagens!
Um Abraço,
Gustavo Candiota