top of page
  • Foto do escritorGustavo Candiota

Hoje, 09/05/2016, ocorreu a verdadeira tentativa de golpe à Constituição


O Brasil assiste hoje estarrecido e incrédulo à, talvez última, medida desesperada do governo federal para interromper o processo de impeachment em curso e em sua fase final. Numa decisão surpreendente do presidente interino da câmara, foi anunciada a anulação da votação realizada no dia 17 de abril. Se deferida pelo STF, em outras palavras isto significaria que recomeçaríamos tudo do zero: nova votação começando após 5 sessões.

Tal medida trouxe instantaneamente o sentimento de pânico absoluto no mercado financeiro, fazendo o Dólar comercial subir incríveis 4.8% em questão de poucos minutos. Algo que nunca vimos em mais de 5 anos trabalhando no ramo. Nunca houve tanta volatilidade no intraday (durante o expediente do mercado) como hoje.

Instantes após receber a notícia, comunicamos nossos clientes sobre a situação e estamos em busca de fontes confiáveis e especialistas para entender com clareza até que ponto a tentativa da AGU (Advogacia Geral da União) pode obter o sucesso desejado. Na nossa visão e opinião particular, trata-se de um último e perigoso recurso após manobra para tirar Eduardo Cunha na última semana, no timing perfeito para que seu substituto, que teve reunião com a cúpula do governo no fim de semana, viabilizasse a anulação dos votos, com diferentes alegações.

De qualquer forma, ao que tudo indica e segundo diversas fontes pesquisadas, o Senado deve em breve ignorar a anulação por ter vindo de uma entidade inferior e por que o processo já saiu desta instância, seguindo todas as regras exigidas. Nossa aposta é que a votação na quarta-feira será mantida.

O que fica claro no meio de tudo isto é: está em curso um projeto de poder. E não importa se o preço disto é destruir completamente a economia e a esperança da população. O governo fará tudo que for possível para não entregar a faixa presidencial, custe o que custar. Infelizmente a conta disto tudo está vindo para nós, pagadores de impostos.

Que tenhamos dias melhores em breve. Que a justiça seja feita, e que a constituição seja respeitada.

Att,

Gustavo Candiota

Diretor

52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page