• Gustavo Candiota

Cuidado! os "ciganos" do câmbio voltaram.


Prezados leitores e clientes, bom dia!

Atenção: voltamos a perceber na mídia alguns "especialistas" em câmbio afirmando com convicção suas previsões sobre o futuro das moedas, ou seja, voltaram a prever o futuro! Estes mesmos que até 3 meses atrás respondiam a jornalistas ou blogueiros sobre o Dólar no final do ano a 4.30 como algo mais certo que a morte e os impostos, e que dias antes do afastamento de Dilma Rousseff, com a moeda norte-americana a 3.50, diziam "Não ter mais como prever", agora dão entrevistas afirmando, pasmem, com uma convicção impressionante, que "com certeza o dólar vai subir". Entre os motivos: crise política, possível alta dos juros americanos, etc. Ok, são fatores que podem INFLUENCIAR a oscilação do câmbio, mas nunca GARANTIR o que vai acontecer.

Entenda: quem mais diz que sabe é o que menos sabe. Quem diz que não sabe é o que mais sabe.

Gostaram do ditado? Acabei de criar. Ele é 100% verdadeiro para os profissionais de câmbio.

Não é possível que ainda existam pessoas em nossa área de atuação que façam previsões tão difíceis, quase que como jogando búzios em suas mesas de trabalho quando o repórter liga, apenas para se promoverem. Fiz uma leitura rápida em uma matéria divulgada hoje, onde um profissional ao mesmo tempo que GARANTE o dólar em alta nos próximos dias, sugere "comprar a moeda aos poucos". Como assim? Mas se é certo que vai subir, não é melhor o passageiro comprar todo o montante desejado? Pra que fazer preço médio?

Sempre acreditei numa teoria sobre opiniões de câmbio e volto a reforçá-la: os "profetas" vão conquistando clientes com este suposto diferencial (de saber quando vai subir ou cair), até que um dia um VIP necessita enviar 300 mil dólares para o exterior, acredita na previsão de seu consultor - ex: é certo que vai subir nos próximos dias - fecha o câmbio, e na semana subsequente a moeda desaba. Como este cliente vai se sentir? Completamente enganado. Perceberá que foi enganado ao calcular que teve um prejuízo gigante uma vez que após a sugestão de compra a cotação caiu, digamos, 5 centavos, e com isto teve uma perda de R$ 15.000,00. Isto poderia ocasionar inclusive uma ação judicial, dependendo do temperamento da pessoa e da maneira que o assessor de câmbio proferiu sua análise.

Enquanto as previsões são para câmbio turismo, ninguém percebe se foi enganado ou influenciado, pois as quantias são pequenas. Mas deveria. Esta é nossa recomendação: fique atento. Não acredite em tudo que você lê. Menos ainda se enxerga alguém falando sobre CERTEZA em um dos mercados mais voláteis e imprevisíveis do planeta: o brasileiro. Estas pessoas fazem recomendações sem ter a menor noção do que estão falando ou, pior, muitas tem noção e estão fazendo propaganda enganosa e desonesta para conquistar vendas. A decisão por realizar sua operação tem que ser sua e somente sua.

Acredite, aí sim, em profissionais que traçam um histórico da moeda, comentam sobre o comportamento do câmbio no curto e médio prazo e evitam AFIRMAÇÕES. Os mais experientes e idôneos mostram cautela quando recebem consultas sobre o futuro do mercado financeiro e da economia. Eles podem até dar uma opinião sobre o que vai acontecer, mas sempre falando em chances, nunca em certezas. Os verbos "estimar" e garantir" são muito distantes em seus significados, mas no câmbio são usados por alguns quase que como sinônimos. Tome cuidado!

Tenham todos uma ótima semana.

Att

Gustavo Candiota

Diretor GC Prime

#dólar #câmbio #previsão #análise #profeta #profecia #futuro #crise #política #economia #ciganos #mercado

8 visualizações

por Gustavo Candiota

PARA SUA VIAGEM:

Blog do Câmbio
Pacotes túristicos!
Seguro Viagem com a melhor assessoria!
Remessas expessas. Batemos a #transferwise !
Chip intenacional compatível com +200 países!

Patrocinam o Blog / Podcast / WebTV

Chip global mysimtrvl - Voz e Dados
Ivan Pons - Moda Masculina
A Operadora Oficial da EAA Oshkosh no Brasil
+ 55 assinantes

© 2016-2020 GC Prime Câmbio Inteligente.

SIGA-NOS

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • White Instagram Icon
  • White LinkedIn Icon
  • Branca Ícone Spotify