• Gustavo Candiota

Remessa internacional, a única opção de câmbio (ainda) com 0.38% de IOF


Existem diversas opções para este tipo de câmbio. É seguro, é rápido, é conveniente e, muitas vezes, mais barato. Mas muitos clientes se confundem sobre qual é a melhor alternativa de acordo com sua necessidade, montante a ser enviado, e se vale a pena fazer.

Eu respondo: vale sim! Se você ou o beneficiário possuírem uma conta no país desejado, principalmente.

Para os que desejam enviar recursos do Brasil pro exterior (e vice-versa) o sistema financeiro mundial oferece os seguintes recursos:

  1. International Wire Transfer (SWIFT);

  2. Remessas Expressas - MoneyGram, Western Union, Xoom, etc;

  3. Cloud Money - ainda em fase experimental no Brasil;

  4. Levar dólares na maleta - em fase experimental pelos políticos.

A primeira alternativa é a mais tradicional. Apesar de um pouco burocrática, é a mais segura e conveniente, pois deposita o dinheiro diretamente na conta bancária do beneficiário no exterior. Além disso, para os brasileiros que estão morando fora do Brasil e pensam futuramente num pedido de visto permanente, ter estas entradas de recursos registradas pode facilitar a aprovação do mesmo. Normalmente o prazo para depósito varia entre 1 e 3 dias úteis em corretoras de câmbio. Em bancos comerciais pode variar de 5 a 10 dias. Possui taxa de contrato fixa, independente do valor, então recomenda-se mandar um volume grande para que este custo não seja muito oneroso no valor final.

A segunda é a mais rápida, para emergências, quando trata-se de pequenos valores. Você fecha o câmbio, paga e recebe um código da corretora. Com este código seu amigo, filho, mãe ou outro conhecido no exterior, vai em uma agência correspondente e saca em dinheiro. Tome cuidado pois alguns possuem tarifa de envio muito cara, dependendo do país destino.

No caso do Cloud Money, vou entrar em mais detalhes num post futuro, especificamente sobre este assunto. Vem tecnologia revolucionária por aí. E já adianto: os profissionais de câmbio que não estiverem preparados ou aliados ao Cloud Money em breve, quando menos esperarem serão atropelados sem dó e nem conseguirão anotar a placa do caminhão. Terão que procurar outra profissão! Depois não digam que não avisei.

Quanto ao último item, obviamente foi apenas uma brincadeira. Levar dólares na mala (ou dentro de roupas íntimas, especialidade de alguns políticos, principalmente petistas) não é permitido exceto se o montante em espécie for menor do que R$ 10.000,00 por pessoa. Do contrário, você corre o risco de ter os valores retidos e estragar sua viagem.

Em caso de dúvidas específicas, fiquem à vontade para comentar abaixo que responderei em seguida.

Obrigado por acessar o Blog do Câmbio! Att

Gustavo Candiota

Diretor GC Prime

#remessa #transferêmcia #câmbio #dólar #euro #libra #taxa #IOF #economia #swift #moneygram #WesternUnion #Could #Money

88 visualizações

por Gustavo Candiota

PARA SUA VIAGEM:

Blog do Câmbio
Pacotes túristicos!
Seguro Viagem com a melhor assessoria!
Chip intenacional compatível com +200 países!

© 2016-2020 GC Prime Câmbio Inteligente. Atendemos todo o Brasil. Fone / Whatsapp: (51) 4042.3838

SIGA-NOS

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • White Instagram Icon
  • White LinkedIn Icon
  • Branca Ícone Spotify

Patrocinam nossos conteúdos

Chip global mysimtrvl - Voz e Dados
Ivan Pons - Moda Masculina
A Operadora Oficial da EAA Oshkosh no Brasil
+ 51 assinantes