top of page
  • Foto do escritorGustavo Candiota

Remessa internacional, a única opção de câmbio (ainda) com 0.38% de IOF

Atualizado: 27 de jun. de 2021


Existem diversas opções para este tipo de câmbio. É seguro, é rápido, é conveniente e, muitas vezes, mais barato. Mas muitos clientes se confundem sobre qual é a melhor alternativa de acordo com sua necessidade, montante a ser enviado, e se vale a pena fazer.

Eu respondo: vale sim! Se você ou o beneficiário possuírem uma conta no país desejado, principalmente.

Para os que desejam enviar recursos do Brasil pro exterior (e vice-versa) o sistema financeiro mundial oferece os seguintes recursos:

  1. International Wire Transfer (SWIFT);

  2. Remessas com código de saque - MoneyGram, Western Union, Xoom, etc;

  3. Plataformas de remessa digital - tecnologia Blockchain; recomendado

  4. Levar dólares na maleta - em fase experimental pelos políticos.

A primeira alternativa é a mais tradicional. Apesar de um pouco burocrática, é a mais segura e conveniente, pois deposita o dinheiro diretamente na conta bancária do beneficiário no exterior. Além disso, para os brasileiros que estão morando fora do Brasil e pensam futuramente num pedido de visto permanente, ter estas entradas de recursos registradas pode facilitar a aprovação do mesmo. Normalmente o prazo para depósito varia entre 1 e 3 dias úteis em corretoras de câmbio. Em bancos comerciais pode variar de 5 a 10 dias. Possui taxa de contrato fixa, independente do valor, então recomenda-se mandar um volume grande para que este custo não seja muito oneroso no valor final.

A segunda é a mais rápida, para emergências, quando trata-se de pequenos valores. Você fecha o câmbio, paga e recebe um código da corretora. Com este código seu amigo, filho, mãe ou outro conhecido no exterior, vai em uma agência correspondente e saca em dinheiro. Tome cuidado pois alguns possuem tarifa de envio muito cara, dependendo do país destino.

A terceira alternativa é a nossa recomendação. Faça uma cotação sem compromisso na Plataforma Câmbio Inteligente você consegue aliar praticidade, ótimas taxas e atendimento personalizado. Remessas em dólar, euro, libra esterlina, dólar canadense e dólar australiano. Experimente!

Quanto ao último item, obviamente foi apenas uma brincadeira. Levar dólares na mala (ou dentro de roupas íntimas, especialidade de alguns políticos, principalmente petistas) não é permitido exceto se o montante em espécie for menor do que R$ 10.000,00 por pessoa. Do contrário, você corre o risco de ter os valores retidos e estragar sua viagem.

Em caso de dúvidas específicas, fiquem à vontade para comentar abaixo que responderei em seguida.

Obrigado por acessar o Blog do Câmbio!

150 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page