top of page
  • Foto do escritorGustavo Candiota

Tentar achar o melhor momento para fazer câmbio causa depressão, diz estudo


Sim! Esta importante pesquisa foi realizada com os clientes que mais fazem especulações no câmbio, com os que "esperam pra ver se cai", com os que "tem um amigo que disse que sexta sobe" e, mais importante, com foco nos que acreditam nos assessores que "avisam quando houver oscilação favorável". O pesquisador chefe da Universidade de Iowa, John Smith, diz que a depressão bate ainda mais forte justamente nos profissionais que buscam incessantemente este momento que nunca chega. "Uma busca sem fim", diz ele.

Calma! Se você chegou até aqui, um aviso importante: o título do post foi apenas uma brincadeira. Queremos descontrair o clima em um dia tenso nos mercados após confirmação do "Brexit" (saída do Reino Unido da União Européia). E põe tenso nisso! Libra caindo neste momento quase 7%, cotada no menor valor em 31 anos! R$ 4.64 enquanto escrevo este post.

Voltando ao tema, não houve qualquer estudo ou pesquisa relacionada, nenhum cliente de câmbio, ao que sabemos, está sofrendo depressão. Mas não custa aproveitar para reforçar a dica: especule menos, não acredite em propaganda enganosa, não tente acertar na mosca algo que nunca será acertado, não se arrependa depois de comprar. O câmbio é imprevisível sempre, mais ainda agora. Se você está querendo viajar em breve, compre a moeda, sem ansiedades e preocupações, não espere o "sinal verde" da sua casa de câmbio. VOCÊ deve tomar a decisão. Se a empresa lhe fornece ferramentas para decidir, melhor, mas não se sinta influenciado. Caso queira a opinião de quem trabalha na área, é válido, mas apenas se é deixado claro que tudo são hipóteses, que podem ou não se confirmar.

Todos, absolutamente todos os profissionais da área de câmbio que estão passando afirmações sobre o futuro das moedas estrangeiras, estão errando. Então, o que é melhor fazer? Ser sempre honesto com os clientes, e falar apenas em probabilidades, chances, nunca em certezas.

Tenham todos uma boa sexta-feira e um bom fim de semana.

Att

Gustavo Candiota

Diretor GC Prime

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page