top of page
  • Foto do escritorGustavo Candiota

Dólar batendo novo recorde de baixa e eu já comprei. O que faço?


Nos últimos meses você deu ouvidos aos "profetas do câmbio" que diziam ter certeza de novas altas do dólar? Calma. O Blog do Câmbio vai ajudá-lo (psicologicamente).

Antes de mais nada, não se arrependa do que já está feito. Não adianta chorar no leite derramado. Você não tinha como saber que estas fortes quedas aconteceriam e nem eles (os profetas). Mas se por influencia destes "gênios" os seus dólares já foram comprados, paciência. Pense o seguinte: com o câmbio... numa viagem se "ganha", noutra se "perde". Mas somente no sentido figurado.

Explico: você provavelmente já viajou no passado e teve a sorte de fazer o câmbio na tão saudosa época do "1 por 1", não? Naquele tempo, você GANHOU! Por outro lado, muitos já acabaram tendo o azar de comprar quando a moeda explodiu acima de R$ 4. Perderam. Ou seja, mesmo que você tenha comprado o dólar a alguns meses atrás em 3.80 por exemplo, ainda que pareça caro, foi menos caro do que semanas antes. Parece confuso, mas este raciocínio tranquiliza um pouco os viajantes especuladores. Na verdade, se você teve orçamento para viajar ao exterior, considere-se um sortudo. Sempre!

Lembre-se: você NUNCA vai acertar o momento ideal para realizar seu câmbio, nem os enganadores do setor de câmbio, e nem mesmo os profissionais respeitados. Isto é muito difícil. Eu diria impossível. Se suas viagens possuem uma periodicidade anual pelo menos, ao longo da vida seu bolso estará sempre fazendo preço médio, um hedge cambial natural.

Pense desta maneira.

E se sua viagem está próxima e sua moeda estrangeira ainda não foi comprada, ok, considere-se um sortudo. Mas por favor, não considere-se azarado se no dia seguinte cair mais. That's life! E não culpe-se por isso. O Brasil é um país instável, de economia frágil, operando no câmbio flutuante. Nem Einstein fazendo sociedade com a Mãe Dinah conseguiria acertar cirurgicamente o dia certo para comprar ou vender dólares.

Um abraço e bom fim de semana a todos.

Att. Gustavo Candiota Diretor GC Prime

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page