Gustavo Candiota
Tome cuidado com a guerra de preços que mercado de câmbio oferece
Em tempos de moeda estrangeira em alta, é bastante comum vermos no Brasil uma verdadeira guerra das corretoras e casas de câmbio pelos clientes. A concorrência é muito grande, os passageiros internacionais estão diminuindo com a crise e nenhuma empresa quer perder venda. E os clientes, inteligentes, obviamente se aproveitam disto e fazem muitas pesquisas, barganham, choram e até blefam para conquistar uma boa taxa. O problema é que as vezes conseguem um "negócio da china" (monetariamente falando), mas os poréns aparecem depois: demoram pra receber, as cédulas são antigas, as transferências levam muitos dias, os cartões falham, o suporte tem expediente curto, etc.

Se tomarmos como base uma casa de câmbio, que é um correspondente cambial de uma corretora, veja os participantes desse concorrido e "sanguinário" ramo de atividade:
Casas de câmbio;
Corretoras de câmbio;
Grandes bancos;
Doleiros;
Apps de moneytransfer;
Mercado paralelo (entre PFs);
Fronteiras;
Agências de turismo;
Cartões de crédito;
Quem troca no exterior.
Todos estes realizam câmbio, com destaque negativo para o item 4 (doleiros) que operam ilegalmente e praticam crime financeiro.
Pare e pensem: Você já viu alguma área de atuação com tamanha concorrência que nem a de câmbio?
O que procurar então, para fazer uma boa compra de moeda, venda de moeda ou remessa para o exterior?
Na minha opinião, primeiro, é necessário exigir altíssima qualidade de atendimento, agilidade nas operações e clareza nas informações e regras. Isto trará enorme confiança e tranquilidade a você para futuras necessidades. Qualquer compra ou venda sempre envolve cifras altas, então confiar é primordial. Desconfie das empresas que "nunca perdem venda", que "fazem qualquer negócio". Ao invés disso, procure as que agregam outros serviços para que a sua taxa, calculada de forma justa, se mostre interessante de tal forma que você concorde em pagar alguns centavos a mais, pois estará ganhando em outros itens.
Seja cliente fiel de quem cria um conjunto de critérios coerentes e justos. Você não sabe, mas existem muitas corretoras que pra você, cliente fiel que compra altos volumes e com frequência, calculam um desconto X e pra outros clientes, de muito menores quantidades, esporádicos, fornecem o mesmo, só porque estes "choraram" mais que você. Isto não é justo.
Como falado no título deste post, saia dessa guerra. Procure serviços + preços, e não apenas preços. Recentemente um conjunto de pessoas que buscou apenas preço baixo no nordeste do país, sem saber adquiriu cédulas falsas e ao chegar nos EUA foram PRESOS. Adiantou economizar 1 ou 2 centavos a mais antes de embarcar? "Tudo tem o seu preço." + "Não existe almoço grátis".
Tenha estas duas frases sempre em mente. E boa viagem!
Att
Gustavo Candiota
Diretor GC Prime Câmbio Inteligente
#câmbio #dólar #euro #libra #guerra #concorrência #taxas #economia #casasdecâmbio #corretoras #Bancos #doleiros #moneytransfer #fronteiras #cartõesdecrédito #exterior #desconfie #qualidade #atendimento #preço