top of page
  • Foto do escritorGustavo Candiota

Tome cuidado com a guerra de preços que mercado de câmbio oferece


Em tempos de moeda estrangeira em alta, é bastante comum vermos no Brasil uma verdadeira guerra das corretoras e casas de câmbio pelos clientes. A concorrência é muito grande, os passageiros internacionais estão diminuindo com a crise e nenhuma empresa quer perder venda. E os clientes, inteligentes, obviamente se aproveitam disto e fazem muitas pesquisas, barganham, choram e até blefam para conquistar uma boa taxa. O problema é que as vezes conseguem um "negócio da china" (monetariamente falando), mas os poréns aparecem depois: demoram pra receber, as cédulas são antigas, as transferências levam muitos dias, os cartões falham, o suporte tem expediente curto, etc.

Se tomarmos como base uma casa de câmbio, que é um correspondente cambial de uma corretora, veja os participantes desse concorrido e "sanguinário" ramo de atividade:

  1. Casas de câmbio;

  2. Corretoras de câmbio;

  3. Grandes bancos;

  4. Doleiros;

  5. Apps de moneytransfer;

  6. Mercado paralelo (entre PFs);

  7. Fronteiras;

  8. Agências de turismo;

  9. Cartões de crédito;

  10. Quem troca no exterior.

Todos estes realizam câmbio, com destaque negativo para o item 4 (doleiros) que operam ilegalmente e praticam crime financeiro.

Pare e pensem: Você já viu alguma área de atuação com tamanha concorrência que nem a de câmbio?

O que procurar então, para fazer uma boa compra de moeda, venda de moeda ou remessa para o exterior?

Na minha opinião, primeiro, é necessário exigir altíssima qualidade de atendimento, agilidade nas operações e clareza nas informações e regras. Isto trará enorme confiança e tranquilidade a você para futuras necessidades. Qualquer compra ou venda sempre envolve cifras altas, então confiar é primordial. Desconfie das empresas que "nunca perdem venda", que "fazem qualquer negócio". Ao invés disso, procure as que agregam outros serviços para que a sua taxa, calculada de forma justa, se mostre interessante de tal forma que você concorde em pagar alguns centavos a mais, pois estará ganhando em outros itens.

Seja cliente fiel de quem cria um conjunto de critérios coerentes e justos. Você não sabe, mas existem muitas corretoras que pra você, cliente fiel que compra altos volumes e com frequência, calculam um desconto X e pra outros clientes, de muito menores quantidades, esporádicos, fornecem o mesmo, só porque estes "choraram" mais que você. Isto não é justo.

Como falado no título deste post, saia dessa guerra. Procure serviços + preços, e não apenas preços. Recentemente um conjunto de pessoas que buscou apenas preço baixo no nordeste do país, sem saber adquiriu cédulas falsas e ao chegar nos EUA foram PRESOS. Adiantou economizar 1 ou 2 centavos a mais antes de embarcar? "Tudo tem o seu preço." + "Não existe almoço grátis".

Tenha estas duas frases sempre em mente. E boa viagem!

Att

Gustavo Candiota

Diretor GC Prime Câmbio Inteligente

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page