Moeda atingiu seu menor valor desde Outubro de 2014. Investidores estão cada dia mais preocupados com o futuro do Reino Unido após a decisão da população pela saída da União Européia (Brexit), em junho de 2016.
Desde seu topo histórico em Setembro de 2015, a Libra já desvalorizou-se 35% em relação ao Real. O motivo para isto foi a polêmica votação da maioria por sair da zona do Euro. Após a decisão, apertada, a apreensão começou a tomar conta de economistas e de muitos cidadãos. Tal sentimento é baseado em análises mais técnicas do que a maneira que o povo conservador local pensou no dia, quando acreditaram que o país ficar totalmente independente de novo seria melhor, para sua independência nas decisões políticas e econômicas serem totais, sem nada mais precisar de aprovação em Bruxelas.
Ocorre que, mesmo o Reino Unido tendo uma economia muito sólida, isolar-se dos demais países vizinhos pode ter sido uma decisão arriscada. Por mais que isto reduza, por exemplo, os problemas com imigrantes de guerra, que estão tomando os países europeus; por mais que isto eleve as vagas de trabalhos para britânicos, já que pessoas com as demais cidadanias européias passariam a ter dificuldades em se empregar por lá, questões mais profundas começam a aparecer.
Por exemplo: reduzindo a força de trabalho de imigrantes, precisarão ser contratados mais ingleses até para atividades simples, como na construção. Com isto, o valor/hora da mão-de-obra neste ramo vai aumentar, fazendo os imóveis, ja considerados os mais caros do mundo, aumentar ainda mais, no fim dificultando a compra dos próprios ingleses.
Segundo apurou o Portal G1, o Índice de Gerentes de Compras (PMI) de UK registrou a maior baixa em 20 anos. O PMI é um indicador composto que mostra um panorama geral da atividade econômica de um país. O setor de serviços foi especialmente afetados após o referendo.
Para Steve Forbes, Chairman da Forbes Media, "O voto pela saída do Reino Unido da União Europeia (UE), o “Brexit”, é um desastre político e econômico. Depois dessa queda inicial de ações, haverá uma melhora e surgirá uma conversa de que a separação não foi tão ruim assim. Não acredite nisso."
Com todas estas preocupações e especulações, não é surpresa que a Libra Esterlina tenha caído tanto após a votação. Veja no gráfico abaixo.
Caso você esteja com embarque próximo para terra da rainha e ainda não fez seu câmbio, podemos dizer que o momento é favorável para comprar a moeda. Nós compraríamos! Aproveite!
Tenham todos um bom fim de semana.
Att,
Gustavo Candiota
Diretor GC Prime Cambio Inteligente