• Gustavo Candiota

Descubra onde fica Hanauma Bay, a praia mais espetacular do mundo

Atualizado: 9 de Out de 2020


Formada pelo desmoronamento de erupções vulcânicas há milhões de anos, e conhecida oficialmente como o Distrito de Conservação de Vida Marinha Hanauma Bay, este maravilhoso recanto da natureza e dos oceanos, e perfeitamente preservado pelo homem, fica na costa sudeste da ilha de Oahu, Havaí (EUA).

Em outubro de 2013 tive o privilégio de conhecer o paraíso. Hospedado em um hostel de Waikiki, a 3 quadras da praia, eu e um amigo da Suécia pegamos um ônibus de linha que, após 8 paradas, nos deixou na faixa da rodovia com acesso ao parque. O local é bem isolado da cidade.

Antes de pagar o ingresso de 7.5 dólares para acessar a área restrita (criança menor de 12 não paga), é possível fotografar de cima o local. Imagens de tirar o fôlego. Veja abaixo foto de minha autoria, contemplando esta maravilha ao vivo e a cores. Muitas cores!

Praia de Hanauma Bay, Havaí, Oahu. Foto: Gustavo Candiota

Depois de passar pelos guichês, você é convidado a conhecer um pequeno museu que explica a história do lugar e a vida marinha presente na praia, os cuidados necessários para preservá-la e as pessoas que já se envolveram e se envolvem para manter este que é um dos principais pontos turísticos das ilhas havaianas.

Conforme o site oficial do local, o Hanauma Bay State Park recebe uma média de 3 mil visitantes por dia, gerando um total aproximado de 1 milhão de turistas por ano. O cuidado dos responsáveis é tamanho que a praia fecha todas as terças-feiras ao público para que os peixes possam ser alimentados e sua reprodução preservada. Não é incrível?

Após descer à pé uma boa quantidade de degraus, você chega na praia e pode, aí sim, colocar seu guarda-sol, solicitar uma cadeira e apreciar a vista tomando um banho de sol, descansando e lembrando quanta sorte você tem de ter conseguido chegar até la para conhecer tudo aquilo. Eu tive. E me lembro de pensar exatamente isto.

Aos que desejam explorar e aproveitar ainda ainda mais o momento, é possível alugar snorkel e pés-de-pato para mergulhar nos recifes e ver com seus próprios olhos toda a diversificada vida marinha que ali vive. Segundo um de nossos leitores, em 2019 o custo do aluguel é U$ 20,00. Ao entrar no mar, você pode dar sorte e ver as famosas tartarugas gigantes - de mais ou menos 1,2 metro - nadando por perto, mas não é tão fácil (esta sorte eu não tive, infelizmente). Mas outras dezenas ou centenas de peixes e cardumes, que nunca imaginei que existiam, passaram por mim, de dezenas de cores diferentes. Foi emocionante.

Abaixo, mais outras duas fotografias tiradas por este que vos escreve, daquele 25 de outubro inesquecível.

Praia de Hanauma Bay, Havaí, Oahu. Foto: Gustavo Candiota