• Gustavo Candiota

Por que as eleições americanas estão afetando o câmbio no Brasil?


Foi só sair uma pesquisa com Donald Trump na frente de Hillary Clinton na corrida à Casa Branca para o câmbio disparar no Brasil. Quais os motivos?

Na nossa opinião, são duas as principais justificativas: 1) a incerteza geral com o candidato republicado e 2) a certeza de que Trump irá priorizar o mercado interno americano.

Esclarecendo:

  1. A palavra "incerteza" está tomando conta dos artigos de analistas quando falam de Trump, pois este não deixa claro como conduzirá a maior economia do mundo, já que diversas vezes o discurso foi mudado. O que fica claro é que será de maneira radical. Seja com imigrantes, política externa, economia, saúde, defesa, meio ambiente e muitos outros assuntos. Com um mercado globalizado tomado de incertezas, caso a eleição do republicado se confirme, a tendência é que os investidores protejam-se na moeda mais segura do mundo, o dólar. Este movimento elevaria o câmbio, principalmente em países emergentes.

  2. Se Trump for eleito e priorizar o mercado interno americano, muitos países aliados podem ser prejudicados no que tange as exportações para a economia dos EUA. O candidato já falou repetidas vezes que quer ver a economia interna se retro-alimentar mais do que nunca, de forma exagerada dá a entender que "não quer depender de ninguém".

Em resumo, muitos economistas e investidores temem que uma possível postura "anti-mercado" seja adotada pelo bilionário norte-americano. Atualmente dezenas de economias pelo mundo dependem dos EUA. Algumas ou muitas relações comerciais poderiam ser prejudicadas. Por isto, a aversão a esse candidato é muito grande. A instabilidade de Trump, principalmente atuando no cargo político mais importante do mundo daqui em diante, amedronta todos os mercados. Qualquer decisão unilateral dele mal adotada ou comentário inoportuno pode fazer a comunidade financeira amargar grandes prejuízos.

As eleições, embora já estejam acontecendo em alguns colégios, tem data oficial de 8 de novembro.

Att

Gustavo Candiota

Diretor GC Prime Câmbio Inteligente

#câmbio #dólar #mercado #donaldtrump #hillaryclinton #republicano #casabranca #incerteza #imigrantes #políticaexterna #economia #meioambiente #candidato #eleição #EUA #EstadosUnidos

56 visualizações

por Gustavo Candiota

PARA SUA VIAGEM:

Blog do Câmbio
Pacotes túristicos!
Seguro Viagem com a melhor assessoria!
Chip intenacional compatível com +200 países!

© 2016-2020 GC Prime Câmbio Inteligente. Atendemos todo o Brasil. Fone / Whatsapp: (51) 4042.3838

SIGA-NOS

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • White Instagram Icon
  • White LinkedIn Icon
  • Branca Ícone Spotify

Patrocinam nossos conteúdos

Chip global mysimtrvl - Voz e Dados
Ivan Pons - Moda Masculina
A Operadora Oficial da EAA Oshkosh no Brasil
+ 50 assinantes