• Gustavo Candiota

Conheça Oshkosh, cidade que recebe anualmente a maior feira de aviação do mundo

Atualizado: Mar 23


Quem escreve é um aficcionado por aviação e filho de piloto. Sim, este que está diariamente falando de câmbio e viagens também tem outra paixão: os aviões. Esta que é a invenção mais fantástica feita pelo homem até hoje. Obrigado Santos Dumont!

Desde pequeno voando com meu pai nos Piper Arrow e Cherokee, quase todos os sabados daquela saudosa época nos anos 90, não tinha como crescer sem gostar de voar. Cheguei até a começar o curso de PP (Piloto Privado) com 17 anos com muito incentivo - e "paitrocínio", mas interrompi devido à enormidade de cursos e estudos que precisava me dedicar simultaneamente por causa do vestibular. Me arrependo até hoje. Mas ainda vou tirar o brevê um dia. Podem escrever.

Bem, o post não é sobre a minha vida pessoal com aviões, e sim, para falar da maior festa da aviação do planeta: A AirVenture Oshkosh! Anualmente o evento ocorre na pequena cidade de Oshkosh, estado de Wisconsin, nos EUA, localizada 3h de carro ao norte de Chicago. Pequena que fica GIGANTE na semana do evento. Imagine que a população é de aproximadamente 60 mil pessoas e a região recebe no período mais de meio milhão de visitantes! Como isto é possível?

Duas explicações simples: organização impecável e voluntários.

A maneira que o evento é organizado pela EAA (Experimental Aircraft Association) beira a perfeição. Shows aéreos, expositores, tráfego de automóveis - e de aviões - perfeitamente organizados. Alias, falando em tráfego aéreo, no período da feira a torre de controle do aeroporto torna-se a "world's Busiest Control Tower", a mais ocupada do mundo. Incrível não? E eles mostram isso com orgulho em um cartaz, lá de cima.

Alguns números do evento realizado no ano de 2016:

- 563 mil visitantes;

- Mais de 10 mil aeronaves;