top of page
  • Foto do escritorGustavo Candiota

Conheça Oshkosh, cidade que recebe anualmente a maior feira de aviação do mundo

Atualizado: 3 de abr.


Quem escreve é um aficcionado por aviação e filho de piloto. Sim, este que está diariamente falando de câmbio e viagens também tem outra paixão: os aviões. Esta que é a invenção mais fantástica feita pelo homem até hoje. Obrigado Santos Dumont!

Desde pequeno voando com meu pai nos Piper Arrow e Cherokee, quase todos os sabados daquela saudosa época nos anos 90, não tinha como crescer sem gostar de voar. Cheguei até a começar o curso de PP (Piloto Privado) com 17 anos com muito incentivo - e "paitrocínio", mas interrompi devido à enormidade de cursos e estudos que precisava me dedicar simultaneamente por causa do vestibular. Me arrependo até hoje. Mas ainda vou tirar o brevê um dia. Podem escrever.

Bem, o post não é sobre a minha vida pessoal com aviões, e sim, para falar da maior festa da aviação do planeta: A AirVenture Oshkosh! Anualmente o evento ocorre na pequena cidade de Oshkosh, estado de Wisconsin, nos EUA, localizada 3h de carro ao norte de Chicago. Pequena que fica GIGANTE na semana do evento. Imagine que a população é de aproximadamente 60 mil pessoas e a região recebe no período mais de meio milhão de visitantes! Como isto é possível?

Duas explicações simples: organização impecável e voluntários.

A maneira que o evento é organizado pela EAA (Experimental Aircraft Association) beira a perfeição. Shows aéreos, expositores, tráfego de automóveis - e de aviões - perfeitamente organizados. Alias, falando em tráfego aéreo, no período da feira a torre de controle do aeroporto torna-se a "world's Busiest Control Tower", a mais ocupada do mundo. Incrível não? E eles mostram isso com orgulho em um cartaz, lá de cima.

Alguns números do evento realizado no ano de 2016:

- 563 mil visitantes;

- Mais de 10 mil aeronaves;

- 890 expositores;

- Mais de 1000 fórums;

- Pessoas de mais de 80 países diferentes;

- 750 representantes de imprensa, de 6 continentes;

- 5 mil voluntários;

- Museu da EAA com mais de 200 aeronaves históricas.

Há alguns anos atrás, resolvi perguntar para uma senhora americana de aproximadamente 80 anos, por que ela estava debaixo de sol forte, trabalhando voluntariamente na... sinalização de transito! Sabem o que ela respondeu, com um grande sorriso? "Because it helps my city and the local economy" (Porque ajuda minha cidade e a economia local). Bacana, não? Precisamos de pessoas assim no Brasil!


Seja você um piloto, um ex-piloto, um estudante de Ciências Aeronáuticas, ou apenas alguém que admira estas máquinas voadoras "mais pesadas que o ar", Oshkosh é um daqueles destinos que precisa estar nas "coisas para se fazer antes de morrer". Além de show aéreos incríveis, aviões raros, militares, ultraleves, anfíbios, experimentais e até invenções malucas que voam, você também poderá participar de festas de confraternização dos estrangeiros (cerveja e comida à vontade), trocar idéias com pessoas que compartilham da mesma paixão que você, comprar aeromodelos ou, se for o caso, comprar aviões! O volume de negócios da AirVenture é de dezenas de milhões de dólares, a cada edição. A própria Embraer possui stand de grande destaque, no principal espaço da feira, expondo seus melhores jatos executivos para venda. E vendem!

Além de tudo, Oshkosh é uma cidade com lindas paisagens. Cercada por lagos. E nos lagos... também tem aviões. Veja na foto. Tudo por lá tem avião.

Por fim, é excelente para compras. Tem opções melhores que muitas lojas e outlets da Florida, conhecidas pelos brasileiros. Excelentes preços para roupas e eletrônicos.

De quem já foi mais de 20 vezes (sim!) viver e reviver este verdadeiro sonho americano, reforço minha recomendação a você, amigo piloto, visitante desta página: Oshkosh será a viagem da sua vida. E você desejará voltar, todos os anos. Garanto!

Para quem quer conhecer pela primeira vez e ter uma experiência completa com suporte durante todo o evento, recomendamos a Candiota Operadora. A empresa possui mais de 30 anos de experiência em eventos aeronáuticos e é a operadora Oficial da EAA no Brasil. Você ficará hospedado com o maior grupo brasileiro, nos dormitórios da Universidade de Wisconsin. Será uma semana vivendo como um estudante americano. É muito legal.


A Câmbio Inteligente recomenda




Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page