Gustavo Candiota
Dólar cai 8% em 1 mês e desnorteia analistas
Mesmo com a eleição de Donald Trump, temida pela maioria dos analistas de países emergentes, o dólar começa a dar claros sinais de que não deve voltar tão cedo ao patamar de R$ 4, diferente do que muitos pensavam com o pânico dos mercados nos 2 dias subsequentes à eleição do republicano nos EUA. O motivo da disparada na época hoje fica muito claro: muita especulação sobre as medidas que talvez Trump fizesse quando assumisse a Casa Branca. Claro, de certa forma, não era totalmente errado muitos pensarem no apocalipse já que a campanha eleitoral nos EUA foi uma verdadeira baixaria e o magnata norte-americano radicalizou, assustou o mundo.

Porém, na nossa visão, o discurso de Trump foi uma coisa e suas atitudes quando iniciar o mandato serão outras, ou pelo menos serão mais brandas que o prometido. O que ele fez foi uma estratégia muito bem elaborada junto a seus assessores para ganhar uma eleição que parecia impossível. Deu certo. Conquistou a parcela mais conservadora dos americanos, que é mais discreta, distorceu as pesquisas da mídia e deixou o planeta incrédulo.
Para nossos assinantes, fomos taxativos no dia 09 de novembro: "Esperem a poeira baixar, não realizem operações de câmbio no boato, mas sim no fato". A sugestão se mostrou boa e o dólar ja devolveu praticamente toda sua valorização pós-Trump (nesta data cotado a 3.20, na véspera da eleição estava 3.16) e os mercados, agora sim, vão aguardar fatos. Fatos estes que começarão a aparecer em 20 de janeiro próximo, quando o novo presidente americano começa a trabalhar.
Esperamos que Trump não faça pelo menos tudo que gritou na campanha eleitoral, que seja mais contido e menos polêmico. Para o bem dos Estados Unidos, dos países em desenvolvimento e da economia global como um todo. Do contrário, aí sim, teremos chance de ver o câmbio no Brasil disparar novamente, exceto se a economia por aqui iniciar uma forte recuperação em 2017, o que é bem difícil de acontecer levando em conta que economistas projetam apenas 0.5% de crescimento para o PIB para o período, isso depois de termos perdido 7% em 2 anos.
Tenham todos um bom fim de semana.
Att
Gustavo Candiota
Diretor GC Prime Câmbio Inteligente
#dólar #câmbio #DonaldTrump #Trump #republicano #pânico #casabranca #previsão #PIB #Paísesemergentes #2017