top of page
  • Foto do escritorGustavo Candiota

Saiba os riscos de aguardar para fazer seu câmbio após a posse de Trump


Já ouviu falar do velho ditado "quanto maior o risco, maior o retorno" ? Pois bem, ele pode ser usado neste momento em que o presidente americano mais polêmico e rejeitado das últimas décadas está por assumir a Casa Branca.

Por quê?

A posse do republicano está cercada de incertezas, de cautela por parte de muitos países, de boatos vindos da imprensa nos EUA e ao redor do mundo. Tudo com base no que Trump prometeu em sua campanha e também pelo que já divulgou em suas entrevistas, em seu famoso Twitter e até pelo perfil da equipe que está montando para o novo governo.

Pois bem, isso significa que, para quem está por realizar câmbio, seja em espécie ou para alguma transferência internacional, sexta-feira próxima (20 de janeiro) pode ser um divisor de águas que trará um novo patamar para as taxas das principais moedas. O problema é que não sabemos se será para cima ou para baixo. Tudo depende do que ele falar na posse e efetivamente fizer nos primeiros dias de seu mandato.

Pensando nisso, chegamos à seguinte situação enfrentada por muitos viajantes e também por exportadores: "compro meus dólares antes de Trump, pois pode disparar na segunda-feira, ou arrisco deixar para a próxima semana, torcendo para que ele surpreenda positivamente os mercados e a moeda desabe?" Um verdadeiro dilema. Mas podemos afirmar: uma dúvida de alto risco.

Então, qual nossa recomendação? Depende do perfil do cliente. Veja abaixo.

  • Para os conservadores: comprar a moeda ANTES da posse (menor risco).

  • Para os arrojados: aguardar a posse, torcendo para que as notícias sejam positivas e o câmbio desabe (maior risco).

  • Para os intermediários: dividir em 2 compras. Metade agora, metade na próxima semana (proteção cambial).

Obs: para quem é exportador, a recomendação é exatamente a inversa do sugerido acima.

Existe ainda a chance de o mercado ja ter precificado o cenário mais provável e na segunda-feira continuar como está: baixa volatilidade, com o dólar comercial nos arredores de 3.20. Mas esta hipótese é muito pouco provável. Consideramos quase certo que fortes oscilações virão, pelo menos por algumas semanas. Portanto, pense qual é seu perfil e tome uma atitude.

Um abraço e obrigado por acompanhar o Blog do Câmbio.

Att

Gustavo Candiota

Diretor GC Prime Câmbio Inteligente

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page