top of page
  • Foto do escritorGustavo Candiota

Câmbio: cuidado com o "vou esperar pra ver se cai mais."


O Dólar atingiu seu recorde de alta em janeiro de 2016. Todos pensaram no pior, no apocalipse, no fim do plano Real. Mas... de lá pra ca, com bastante volatilidade, mudou muito, caiu. Já as pessoas não mudaram. Continuam em sua maioria insatisfeitas, pensando igual: Está muito caro! Ok, pela lógica, é normal querermos fazer um bom negócio. Pesquisamos, negociamos preços, esperamos a inflação recuar, choramos um desconto e... concretizamos ou desistimos.

Por outro lado, no câmbio, na hora de comprar moedas estrangeiras ou realizar uma remessa internacional, não é assim que o cérebro humano pensa. Pelo menos não na maioria dos casos.

Veja um exemplo:

Após o dólar cair 25% nos últimos 12 meses, o viajante pensa: "Uau! sou muito sortudo, está no menor valor dos últimos 12 meses. Vou comprar AGORA!" ? Não, ele faz o seguinte raciocínio: "caiu bastante, mas houve um tempo que esta moeda valia 2 reais, vou esperar pra ver se cai mais." VOU ESPERAR PRA VER SE CAI MAIS. Aí, o vendedor da casa de câmbio entra em contato no dia seguinte e diz: "amigo cliente, hoje está caindo mais 2%, você disse que queria esperar pra ver se cai mais. Caiu. Posso fechar?". A resposta será SIM? Talvez, ainda que com uma perguntinha: "Mas tu acha que ainda cai mais?" Atenção! Aqui um comentário importante: se seu desejo é especular, o que não recomendamos, saiba muito bem PARA QUEM você está fazendo esta pergunta. Se, eu disse SE for um especialista no assunto, talvez seja válido esperar mais um pouco, pois dependendo do conhecimento no mercado financeiro e análise técnica, o profissional pode avisá-lo não quando chegou ao menor preço, mas sim, quando parou de cair. A nossa sugestão é não ficar na torcida, na reza, nas promessas. Isto pode trazer frustração. Em tempos de dólar perto dos R$ 3,00, a ansiedade está ainda mais forte em todos.

Se o volume de moeda é baixo (ex: até 5000), o orçamento pra viagem absorve e o histórico está bom, não desperdice tanta preocupação com este assunto. Não faça isso com você! Não especule tanto. Considere-se um sortudo. Se seu embarque está próximo, encerre este assunto e realize seu câmbio.

Att

Gustavo Candiota

Diretor GC Prime Câmbio Inteligente

61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page