top of page
  • Foto do escritorGustavo Candiota

Entenda o que é e como é calculada a taxa de dólar PTAX

Atualizado: 3 de abr.


O que é Dólar Ptax?

O dólar Ptax é a taxa utilizada para diversos contratos em dólar, que vão desde acordos entre empresas, definição do dólar turismo e até contratos futuros da moeda. As taxas PTAX de compra e de venda correspondem, respectivamente, às médias aritméticas das taxas de compra e de venda das consultas realizadas diariamente.

Como o Dólar Ptax é Calculado?

Ptax é uma taxa de câmbio calculada durante o dia pelo Banco Central do Brasil. São feitas quatro consultas às negociações feitas entre as 13 instituições dealers (que são aquelas credenciadas para operar com o governo): entre 10h e 10h10; 11h e 11h10; 12h e 12h10; e 13h e 13h10. Cada janela de consulta dura 2 minutos e as taxas de câmbio de compra e de venda referentes a cada consulta correspondem, respectivamente, às médias das cotações de compra e de venda efetivamente fornecidas pelos dealers, excluídas, em cada caso, as duas maiores e as duas menores. Após a última janela do dia, o BC divulga a taxa Ptax, o que ocorre por volta das 13h30.



Onde ver essa taxa na prática?

É a taxa de referencia para o valor do Dolar de D2 (em dois dias úteis). Os contratos de derivativos de câmbio – ou contratos cambiais – são liquidados com base na PTAX divulgada para o dia útil anterior.

Impacto mensal

Embora seja calculada todos os dias, a taxa definida no último pregão do mês é a que será utilizada para os diversos contratos cambiais do mês seguinte. Por isso as cotações do dólar costumam apresentar mais volatilidade na reta final de cada mês, já que os operadores tentam pressionar a taxa para cima ou para baixo, buscando favorecer seus negócios.

Impacto matinal

Os dealers – que operam fluxos gigantescos – tentam pressionar a formação da Ptax durante a manhã, e no período da tarde o mercado acaba ficando para o “resto” dos investidores. Durante a manhã há uma maior volatilidade, enquanto na parte da tarde o movimento acaba sendo mais influenciado pelos investidores institucionais. Isso acaba influenciando a Ptax que é divulgada às 13h30 e que pode aparentar distorções. Principalmente entre o movimento da taxa Ptax com o dólar comercial ou dólar futuro.

Entendendo a volatilidade no preço

A definição da Taxa Ptax depende dos valores fornecidos para compra e venda de moeda. À medida que comprados e vendidos “brigam” para conseguirem a melhor taxa para seus negócios, o efeito da taxa do Dólar Ptax no dólar comercial é bastante claro! Neste cenário de briga para melhores taxas entre vendidos e comprados é inevitável que ocorra muita volatilidade no preço da moeda.

Veja como estão as taxas de dólar e euro PTAX neste momento! Clique aqui.

Fontes: universidadefinanceira.com / Banco Central

A Câmbio Inteligente recomenda



3.576 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page