top of page
  • Foto do escritorGustavo Candiota

Por que a condenação do ex-presidente Lula derrubou o dólar?


Muitas pessoas com viagem ao exterior marcada estavam na espera e angústia (orações) para novas quedas fortes do dólar. Ninguém sabia ao certo quando viria, nem porque viria, nem SE viria. Mas veio. E o principal fator foi, sem sombra de dúvidas, a condenação do ex-presidente Lula a 9 anos e meio de prisão.

Qual a explicação lógica para isso?

É bastante simples de entender, apesar de ter resultado numa queda do câmbio totalmente especulativa. O mercado financeiro e os investidores em geral vivem não só de fatos e de boatos, mas também de expectativas. E a condenação do petista trouxe a seguinte perspectiva: Ao ser condenado, a chance de Lula concorrer à presidência em 2018 fica menor. Se o recurso da defesa não for suficiente para impedir a pena, não podendo lançar sua candidatura oficial, reduz-se drasticamente a chance de a esquerda voltar ao governo em 2019. E o mercado prefere e sempre preferiu governantes de visão liberal / direita no poder. Isto é assim no Brasil e no mundo todo. Com isso, as bolsas sobem e o câmbio desvaloriza-se.

Significa que teremos mais quedas até a eleição?

Difícil prever. Muitas coisas ainda vão acontecer até lá. Mas definitivamente a imagem do ex-presidente está bastante manchada e sua vitória nas urnas ficou ainda mais difícil, mesmo que consiga concorrer. O que é fato é que, por enquanto, as principais moedas estabeleceram novas faixas de preço após a histórica sentença do Juiz Sérgio Moro somada à reforma trabalhista. Analistas viram isso tudo com bom olhos, macro-economicamente falando. Agora temos que aguardar outros acontecimentos, no Brasil e no exterior, para ser possível estimar as próximas direções do câmbio.

Tenham todos uma ótima semana!

Gustavo Candiota

Diretor GC Prime Câmbio Inteligente

87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page