top of page
  • Foto do escritorGustavo Candiota

Antes de embarcar ao exterior verifique se o país destino ou escalas exigem a CIVP


É muito comum ver os clientes tomarem todos os cuidados e planejarem com antecedência a emissão de visto consular para o(s) país(es) destino das férias. Porém, a maioria dá pouca importância para uma outra burocracia que, assim como a falta de visto, pode impossibilitar seu embarque ou, pior ainda, pode gerar deportação do passageiro no exterior e estragar sua viagem: vacinação!

Trata-se da CIVP: Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia.

O que é a CIVP? Conforme o site oficial da ANVISA "O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia - CIVP é um documento que comprova a vacinação contra doenças, conforme definido no Regulamento Sanitário Internacional."

Confira a lista de países que exigem Certificado de Vacinação Internacional contra febre amarela, no site oficial da OMS, clique aqui. Tabela atualizada em Fevereiro de 2017.

Não se engane: não apenas no país destino você precisa tomar este cuidado, mas também em todas as escalas, principalmente nas que forem acima de 6 horas de conexão. Ex: Se suas férias serão em Aruba, não é exigida a comprovação de vacina PORÉM se você fizer escala maior do que 6 horas em Bogotá (Colômbia) - conexão bem comum para este destino final - você vai precisar do certificado. Sem ele, você não embarca!

Como emitir o certificado?

1) Primeiramente, tome a vacina. ATENÇÃO! A vacina precisa ser tomada com, no mínimo, 10 (dez) dias de antecedência para o embarque.

2) Realizar o pré-cadastro no SISPAFRA. Clique aqui.

3) Compareça, com antecedência a um estabelecimento da ANVISA - presente na maioria dos aeroportos internacionais do Brasil - para fazer o cadastro e emitir gratuitamente o comprovante internacional, que tem validade "life" (vida inteira). ATENÇÃO: CUIDADO COM O HORÁRIO DE EXPEDIENTE do balcão Anvisa no seu aeroporto! Se você deixar para o dia da viagem este carimbo e seu vôo for antes do horário comercial, não será possível emitir e você NÃO VAI EMBARCAR. Não é "talvez não embarque". NÃO VAI.

4) Guarde junto ao seu passaporte o certificado, de preferência anexe com um clips a uma das folhas (não grampeie!) e leve sempre com você. Para o resto da vida!

Mais informações no site público da ANVISA. Clique aqui.

Tenham todos um bom fim de semana!

Att

Gustavo Candiota

Diretor GC Prime Câmbio Inteligente

282 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page