top of page
Foto do escritorGustavo Candiota

Vamos falar de Bitcoin?


É talvez o assunto mais falado do momento, a palavra mais procurada do Google, o termo mais ouvido nas conversas de bar e nos intervalos de reuniões de trabalho. Pessoas já sonham com Bitcoin, deliram com Bitcoin e vislumbram uma vida melhor com Bitcoin. Nada mais importa, a não ser comprar Bitcoin. E agora? o que fazer? O que sugerimos aos nossos clientes que nos perguntam, e perguntam com bastante frequência pois trabalhamos com câmbio, e trocar qualquer moeda por Bitcoin não deixa de ser um câmbio, certo?

Pois então vamos lá. Primeiro pela definição do ativo, depois explicando um pouco melhor sobre a tecnologia que está por trás e por fim dando nossa opinião sobre investir ou não na sensação do momento. Quais os riscos, as vantagens, os mitos e as verdades.

1) O que é o Bitcoin?

É uma moeda digital, dentro do grupo das chamadas criptomoedas. Simples assim. Mas qual a definição de MOEDA? Vejam o que uma busca rápida na internet nos diz:

Aos que já estudaram um pouco do assunto deste post, é fácil observar que o Bitcoin tem a mesma definição de moeda, porém mais relacionado ao item 2 do que o item 1. Não é uma "peça de metal", nem "cunhada por instituição governamental" e, por enquanto, serve muito pouco como "meio de pagamento". Mas, sim, é um meio pelo qual são efetuadas transações monetárias.

Apesar da enorme tecnologia que está por trás do Bitcoin (Blockchain) hoje o ativo está ainda sendo visto com desconfiança por muitas pessoas, pois a maioria dos que entraram na onda apenas especulam para ganhar muito dinheiro em pouco tempo, dada a altíssima volatilidade no preço. Isso quer dizer que poucos estão comprando por acreditar no quão revolucionário será ter carteira de criptomoedas no futuro para transações entre partes ou compras no supermercados e lojas. A maioria está, de forma gananciosa, querendo ganhar muito com pouco esforço. Algo potencialmente perigoso, principalmente para os que estão aplicando boa parte de seu capital guardado.

2) O que é Blockchain?

Segundo a Wikipedia.org, blockchain (também conhecido como "protocolo de confiança") é uma tecnologia que visa a descentralização como medida de segurança. São bases de registros e dados distribuídos e compartilhados que possuem função de criar um índice global para todas as transações que ocorrem em um determinado mercado. Funciona como um livro-razão, só que de forma pública, compartilhada e universal, que cria consenso em confiança na comunicação direta entre duas partes, ou seja, sem o intermédio de terceiros (ex: um Banco). Mais detalhes aqui.

3) Bitcoin é pura especulação?

Sim e não. Especulação é normal no mercado financeiro, mas deve ser realizado com cautela. No Bitcoin não está sendo. Se você deseja participar, recomendamos não aplicar mais do que 15% das suas economias, por mais que seja tentador olhar o gráfico do Bitcoin em 2017 (veja abaixo). Atualizado até 18/12/17 - 14:00h.

Como não desejar?

Tenha em mente: A desregulamentação na compra e venda de Bitcoin é total. Já se sabe de muitos criminosos que estão utilizando esse meio para lavagem de dinheiro, o que configura crime contra o sistema financeiro. Ou seja, estude o assunto, compre apenas de corretoras (exchanges) confiáveis e se, e apenas se, você ACREDITA NA TECNOLOGIA. Outra dica: após comprar, procure manter a custódia dos seus bitcoins em uma carteira própria, pois muito já se ouviu falar sobre hacking em corretoras, com roubos de bitcoins que chegavam a quase 100 milhões de dólares.

Concluindo: para quem trabalha com câmbio de moedas e remessas, parece que realmente estamos indo rumo a um novo momento, uma nova era, mas ainda levará tempo até haver chance de papel e Bancos Centrais perderem o sentido. Talvez décadas.

Sugestão: Estude o assunto antes. Não invista em algo que você não conhece. Quando obtiver conhecimento, entre aos poucos. Ou espere até que exista algo mais concreto sobre como essa revolução vai realmente facilitar a vida das pessoas ao redor do mundo, ao invés de apenas gerar alta rentabilidade para especuladores.

Por último, um alerta e nossa recomendação: Todos que hoje estão comprados em Bitcoin vão falar bem da criptomoeda, dificilmente farão críticas, pois todos desejam que siga em processo de valorização. Já muitos outros, não comprados, falarão mal em todas as esferas (ex: afirmando que trata-se de uma fraude, ou bolha ou que nunca o dinheiro tradicional será substituído). Existe ainda um terceiro time, onde nos consideramos fardados: os não-comprados mas que, sim, empolgam-se com a renovação tecnológica, acreditam no Bitcoin e outras parecidas como solução para muitas coisas no futuro, mas ainda adotam extrema cautela para recomendar aos clientes e firmar parcerias relacionadas. Por quê? a tecnologia Blockchain e as exchanges não são a prova de falhas (já pesquisamos sobre vários casos de ROUBO de bitcoins e hacking) e a especulação é muito alta. Acreditamos que estamos na zona mais sensata no momento. Opinião pessoal. "Ah mas ficando de fora agora vocês estão perdendo a melhor oportunidade para ganhar dinheiro". Talvez.

Nota de rodapé: mesmo que nossa equipe não considere Bitcoin uma fraude, enxergamos uma possibilidade de bolha de curto prazo. E se for, e estourar, os prejuízos serão gigantescos. Então lembre-se: fazer uma experiência agora é valida, mas com cautela.

Tenham todos uma ótima semana.

Gustavo Candiota

Diretor GC Prime Câmbio Inteligente

Analista de Sistemas

18/12/2017

123 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page