top of page
  • Foto do escritorGustavo Candiota

Mito ou verdade: o Rally de Papai Noel existe? Pode afetar o câmbio?


Existe uma mística com relação a ultima semana do ano no mercado financeiro. Não só no que tange o câmbio, mas para a expectativa de diversos tipos de investimento ao redor do mundo. Você já ouviu falar do termo "Rally de Papai Noel" ? (Santa Claus Rally). Sabe o que significa e se o fenômeno realmente existe? Quando exatamente ele pode acontecer? Vamos explicar!

Segundo a Investpedia, na tradução literal, Rally de Papai Noel é uma forte alta nos preços das ações das bolsas internacionais que geralmente ocorre na última semana do ano e vai até o segundo dia de janeiro, aproximadamente.

Existem diversas explicações para o fenômeno, algumas psicológicas e até folclóricas, tais como:

  • Felicidade das pessoas pelo momento do ano que, empolgadas, investem mais;

  • Investidores com mais dinheiro pois recém receberam seus bônus de natal nas empresas onde trabalham;

  • Pessimistas, que trazem o mercado para baixo, estão deprimidos e em férias, isolados do mundo.

"Mas por que o termo RALLY? É como se fosse uma corrida?"

  • Corrida não, mas uma "correria" pelos melhores ativos. "Rally" é geralmente utilizado para explicar um dia de forte alta de ações, quando quase todos os players querem desesperadamente comprar, a qualquer preço, algo em específico ou um conjunto de ativo. Isso em qualquer época do ano. Este comportamento pode fazer um ativo disparar e bater recordes de valorização.

"Mas este comportamento afeta também o câmbio? Devo esperar estes dias de total alegria e felicidade para comprar meus dólares, euros e libras?"

  • Não. Esperar o final do ano para realizar seu câmbio pode frustrar expectativas pois nada garante que a euforia descrita acima vai acontecer. Mais: geralmente esta é uma época de baixo volume, pelo menos no Brasil. Mas fique atento: CASO a semana seja de alta nas bolsas mundiais (por outros motivos), pode haver boa queda no dólar, o que fortalece o real e consequentemente o momento fica oportuno para compra de moeda estrangeira. Mas esteja ciente que a direção do câmbio não é inversamente proporcional às bolsas. Geralmente sim mas não sempre.

Resumo da ópera: você pode considerar o Santa Claus Rally muito mais um MITO do que uma verdade. Um efeito manada que pode ou não acontecer, com papai noel, com coelhinho da páscoa e até perto do carnaval. Podemos considerar que euforia de investidores depende muito mais de fatos relevantes para o mercado, econômicos e políticos, do que o psicológico afetado positivamente devido a presentes debaixo da árvore, reunião com as famílias e um gostoso peru na ceia. Encontrar a família nestas datas alegra a todos nós, mas não o suficiente para alterar de forma consistente uma tendência de mercado.

Feliz Natal aos nossos queridos leitores! Muita saúde e paz para você e sua família.

Att

Gustavo Candiota

Diretor GC Prime Câmbio Inteligente

76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page