• Gustavo Candiota

TRF4 de Porto Alegre definirá os rumos do câmbio, das eleições e do País.


Para os que estão com viagem ao exterior marcada ou desejando se proteger em um ativo seguro, a pergunta que não quer calar é: "Devo esperar o julgamento do ex-presidente Lula para fazer meu câmbio?" Compro dólares antes do dia 24 ou espero o resultado? O que vai acontecer se Lula for condenado e se for absolvido?

De forma objetiva, segue abaixo nossa opinião em cada cenário possível. São três.

1) Lula condenado (cenário mais provável):

Câmbio permanece no patamar atual (3.20), podendo recuar até os 3.10 ou voltar aos 3.30. Não haveria quedas expressivas pois o mercado já aposta neste cenário. Portanto, se a expectativa for confirmada, a moeda norte-americana já foi praticamente precificada semanas antes e até a véspera do acontecimento.

2) Pedido de vistas / adiamento:

Câmbio passa a ter muita volatilidade e pode voltar a subir acima dos 3.30 com facilidade no curto prazo. No médio prazo, a tranquilidade pode voltar, dependendo da expectativa para a nova sessão do TRF4 que, aí sim, julgará o Petista em 2a estância em definitivo.

3) Lula absolvido (cenário menos provável)

Câmbio dispara e pode voltar aos 3.50 com facilidade, em poucos dias. Mercado terá suas expectativas totalmente frustradas e haverá uma corrida desesperada pelo dólar (rally). Posteriormente, de acordo com os primeiros discursos do, aí sim, candidato oficial à presidência 2018 pelo PT, não seria exagero dizer que em poucos meses podemos voltar a ver a divisa norte-americana novamente próxima dos 4 reais.

Reforçamos que as previsões acima são a opinião de nossa equipe, que resolvemos transformar em um post no Blog após múltiplas consultas. Não necessariamente ocorrerá o sugerido em cada situação acima. A tendência do câmbio depende de diversos fatores somados, portanto é importante ficar claro que estamos falando de CHANCES, não de certezas.

Para quem quer se proteger das - possíveis - fortes oscilações desta semana, uma sugestão: compre a metade do montante de moeda necessário para sua viagem até 23/01 e a outra metade depois. Assim você fará um preço médio (hedge cambial), independente do que acontecer.

Att

Gustavo Candiota

Diretor GC Prime Câmbio Inteligente

#TRF4PortoAlegre #julgamentoLula #dólarapósjulgamentodeLula #comprodólarouesperocondenaçãoLula #oquevaiacontecercomocâmbio #Cenáriosparaocâmbiocomjulgamentolula #expresidenteLula #MelhorcenárioJulgamentoLula #PiorcenárioJulgamentoLula #Oqueépedidodevistas #exemplodehedgecambial #dólarselulacondenado #impactosnomercadolula

36 visualizações

por Gustavo Candiota

PARA SUA VIAGEM:

Blog do Câmbio
Pacotes túristicos!
Seguro Viagem com a melhor assessoria!
Chip intenacional compatível com +200 países!

Patrocinam o Blog / Podcast / WebTV

Chip global mysimtrvl - Voz e Dados
Ivan Pons - Moda Masculina
A Operadora Oficial da EAA Oshkosh no Brasil
+ 55 assinantes

Apoie com R$ 20,00 e ganhe um voucher de desconto em seguro viagem!

© 2016-2020 GC Prime Câmbio Inteligente.

SIGA-NOS

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • White Instagram Icon
  • White LinkedIn Icon
  • Branca Ícone Spotify