top of page
  • Foto do escritorGustavo Candiota

TRF4 de Porto Alegre definirá os rumos do câmbio, das eleições e do País.


Para os que estão com viagem ao exterior marcada ou desejando se proteger em um ativo seguro, a pergunta que não quer calar é: "Devo esperar o julgamento do ex-presidente Lula para fazer meu câmbio?" Compro dólares antes do dia 24 ou espero o resultado? O que vai acontecer se Lula for condenado e se for absolvido?

De forma objetiva, segue abaixo nossa opinião em cada cenário possível. São três.

Dolar com julgamento de Lula

1) Lula condenado (cenário mais provável):

Câmbio permanece no patamar atual (3.20), podendo recuar até os 3.10 ou voltar aos 3.30. Não haveria quedas expressivas pois o mercado já aposta neste cenário. Portanto, se a expectativa for confirmada, a moeda norte-americana já foi praticamente precificada semanas antes e até a véspera do acontecimento.

2) Pedido de vistas / adiamento:

Câmbio passa a ter muita volatilidade e pode voltar a subir acima dos 3.30 com facilidade no curto prazo. No médio prazo, a tranquilidade pode voltar, dependendo da expectativa para a nova sessão do TRF4 que, aí sim, julgará o Petista em 2a estância em definitivo.

3) Lula absolvido (cenário menos provável)

Câmbio dispara e pode voltar aos 3.50 com facilidade, em poucos dias. Mercado terá suas expectativas totalmente frustradas e haverá uma corrida desesperada pelo dólar (rally). Posteriormente, de acordo com os primeiros discursos do, aí sim, candidato oficial à presidência 2018 pelo PT, não seria exagero dizer que em poucos meses podemos voltar a ver a divisa norte-americana novamente próxima dos 4 reais.

Reforçamos que as previsões acima são a opinião de nossa equipe, que resolvemos transformar em um post no Blog após múltiplas consultas. Não necessariamente ocorrerá o sugerido em cada situação acima. A tendência do câmbio depende de diversos fatores somados, portanto é importante ficar claro que estamos falando de CHANCES, não de certezas.

Para quem quer se proteger das - possíveis - fortes oscilações desta semana, uma sugestão: compre a metade do montante de moeda necessário para sua viagem até 23/01 e a outra metade depois. Assim você fará um preço médio (hedge cambial), independente do que acontecer.

Att

Gustavo Candiota

Diretor GC Prime Câmbio Inteligente

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page