top of page
  • Foto do escritorGustavo Candiota

Por que o Euro está há 1 ano em alta?

Atualizado: 12 de jul. de 2021


Ultimamente temos recebido com frequência esta pergunta. Ou a variação dela: "Quando o Euro vai voltar a cair?". O questionamento do título é mais fácil de responder. Vamos discorrer rapidamente sobre o assunto para que os leitores entendam melhor porque a moeda comum do bloco europeu está em ciclo de valorização há mais de um ano.

moeda de 50 centavos de euro

Como já falamos em outros posts, a taxa de câmbio é definida por uma soma de fatores e especulação, mas o histórico de alta do euro no período mencionado está relacionado, principalmente, a:

  1. Fim dos boatos sobre "debandada" de países do bloco Europeu após o "Brexit";

  2. Redução no risco da dívida grega, com melhora em relação a seu PIB;

  3. Valorização das commodities, como o Cobre.

  4. Vitória de Emmanuel Macron na França, político que sempre se mostrou defensor do bloco;

  5. Superávit dos países europeus, principalmente Alemanha, criou cenário benéfico;

  6. Agravamento da crise política no Brasil, o que contribui para depreciar o Real perante todas as moedas.



A própria paridade Euro-Dolar vem mudando sensivelmente nos últimos mêses (1,24 na data deste post). Ou seja, o Euro esta subindo em relação a todas as moedas, não só ao Real. Veja no gráfico abaixo o comportamento - descolamento - nos últimos 3 meses.

Paridade Euro-Dolar ultimos 3 meses

Para o Euro voltar a cair em relação ao Real, dois ou mais dos itens da lista acima precisa mudar, na nossa visão. Ou então, se os investidores internacionais descobrirem alguma nova notícia - muito - ruim e surpreendente vinda do velho mundo. Isto poderia trazer alta volatilidade de curto prazo e o canal de alta seria abandonado, pelo menos por algum tempo.




Importante: aproveitando o assunto, tomem cuidado se "especialistas" estiverem hoje dizendo para não comprar o Euro pois está em alta. Esta recomendação não faz o menor sentido. O certo é fazer o inverso! Por quê? Sempre que compramos um ativo desejamos que ele depois se valorize, certo? Ou você compra uma ação da Petrobras, por exemplo, quando ela está em tendência de queda? Cuidado com as "oscilações favoráveis". Lembre-se da frase: "Adquira um bem em um momento de queda, não em TENDÊNCIA de queda."

Tenham todos uma ótima semana.

Att

Gustavo Candiota

Diretor GC Prime Câmbio Inteligente

10.997 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page