• Gustavo Candiota

Como estão as alíquotas de IOF para câmbio hoje

Atualizado: há 2 dias


Já que vivemos no país com a legislação tributária mais complexa, mutante e insana do planeta, decidimos por fazer um post resumido e importante sobre como está, HOJE, a alíquota de IOF para operações de câmbio. Melhor, em uma tabela vamos mostrar como era e como ficou.

Alíquotas IOF câmbio

Com a desculpa - esfarrapada - de "equalizar" as alíquotas "para que o contribuinte decida a modalidade de câmbio não pelo imposto que paga, mas sim pelo melhor serviço" (risadas aqui), tivemos três grandes mudanças nos últimos 8 anos: elevação do IOF em cartão pré-pago (VTM) de 0.38% para 6.38%; elevação do IOF em papel moeda de 0.38% para 1.10% e elevação do IOF em remessas internacionais, entre contas de mesma titularidade, de 0.38% para 1.10%.

Veja tabela:

Tabela aliquotas IOF cambio atualizada em 13/03/18

Mas não pensem que vai parar por aí. O argumento da "equalização" pode voltar um dia para justificar elevação de IOF nas demais naturezas de operação em remessas. Ex: manutenção de residentes no exterior (transferência internacional entre contas de titularidade diferente - Pessoa física).



Quem sabe um dia teremos um governo que nivele as alíquotas por baixo. Sufocando os contribuintes não teremos atividade econômica de primeiro mundo e só estaremos incentivando a prática de mercado ilegal (no caso do câmbio: doleiros, câmbio paralelo e dólar-cabo, todos considerados Crimes Contra o Sistema Financeiro).

Dica ao amigo leitor:


Obrigado por visitar o Blog do Câmbio.