top of page
  • Foto do escritorGustavo Candiota

Quais as vantagens e desvantagens de especular no câmbio?


Os meses ou dias que antecedem uma viagem ao exterior são, para alguns, de ansiedade e angústia, dependendo de como estiver o momento do câmbio, ou da economia como um todo. Se o período é de tendência de alta, todos os viajantes se preocupam. A maioria resolve "esperar pra ver se cai um pouco". Certo? Mas... o que é "cair um pouco" ou muito, para você?

Frequentemente recebemos contatos de clientes pedindo pra "avisar se o dólar cair bastante". O que é bastante? para um pode ser 5%, para outro pode ser 20%. São desejos específicos para quem pede, mas muito vagos para quem quer atender. O que fazer?

Nossa opinião: especular menos. Aqui temos uma convicção: quem menos especula é quem mais tem sorte. De nada adianta você acompanhar o mercado de câmbio diariamente para "procurar o melhor momento para compra", se na verdade esse "melhor momento" NÃO EXISTE. Melhor momento em relação à qual período? Da semana? do mês? Do ano? Da década?

Entenda: só é possível identificar um "melhor momento" para compra ou venda de moeda DEPOIS que o momento passou. Nunca antes, nunca durante. E ainda assim, mesmo posteriormente, analisando o histórico de um gráfico de preço, onde você encontra o ponto mais barato de uma moeda, lembre-se que é o mais barato daquele período plotado no gráfico. Para você pode ser o mais baixo, para outros, que analisam num prazo maior pode ser, adivinhe: o mais alto. Tudo depende de quem olha e quais as datas.

Mas então só existe desvantagem na especulação? Não. Em alguns momentos julgamos necessário ter sim um pouco de auto-controle para esperar não o melhor momento chegar, mas o pior momento passar. Exemplo: Dia seguinte da eleição de Donald Trump. Dólar americano dispara +8% no Brasil. Investidores e viajantes em completo pânico achando que o mundo ia acabar e precisavam se proteger investindo na divisa mais segura do mundo. Atitude correta? Errada! Era sensato esperar os nervos imediatistas acalmarem para, dias ou semanas depois, entender qual seria o rumo dos mercados e aí sim tomar uma decisão. Isto é o que chamamos de especulação com lógica.

"Mas e comprar aos poucos para fazer preço médio. Isso é especulação?" Não! Isso é estratégia. E muito inteligente, principalmente em épocas de volatilidade do câmbio muito alta. Ainda assim, tome cuidado: Dividir uma compra de baixa quantidade (ex: 2 mil dólares) em 3, 4 ou 5 operações traz pouco benefício. As vezes até prejudica seu poder de compra, pois só em gastos com tarifas bancárias seu ganho vira perda. Nossa recomendação é fazer hedge (proteção) em 2 partes, exceto se seu montante final for muito maior, acima de 10 mil dólares ou equivalente em outras moedas.

Por fim, novamente fazemos um alerta aqui no Blog: não dê credibilidade a quem se diz especialista em encontrar o melhor momento, os melhores dias ou horas ou minutos para recomendar aos clientes a hora de efetuar seus câmbios. É comum alguns concorrentes usarem o termo "oscilação favorável". "Compre seus dólares em uma "oscilação favorável!" Mas o que é uma "oscilação favorável"? Uma queda esperada ou inesperada? Será que ela sempre vem? E se você ficou aguardando esta queda e ela nunca veio até seu embarque? O preço neste meio tempo só subiu e você deixou de comprar dias antes, certo? Daí a culpa é de quem? Tome cuidado com marketing enganoso e oportunismo.

Att

Gustavo Candiota

Diretor GC Prime Câmbio Inteligente

320 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page