• Gustavo Candiota

Perspectivas para a Libra Esterlina em 2018


Uma moeda que responde por apenas 5% da demanda de câmbio no Brasil, mas de grande importância para muitas pessoas. Seja por negócios no Reino Unido, ou desejo constante de conhecer e voltar a este incrível país terra da Rainha! Long live the Queen.

Então vamos a uma breve análise da moeda inglesa para os leitores que estão com embarque próximo ou passagem já comprada pra lá. Sotaque britânico preparado para ver a troca da guarda, o Hyde Park, o Palácio de Westminster e a London Eye? Ok. Hora de tentar explicar em que momento a libra esterlina se encontra e quais as perspectivas de curto e longo prazo para o câmbio dela.

Primeiro: uma breve análise técnica.

Já ouviu falar da teoria do "funil" que define a direção de um ativo? Veja o gráfico abaixo com o comportamento do preço da Libra Esterlina nos dos últimos 18 meses, e os traçados que fizemos para entender melhor o que aconteceu no período.

Como é possível ver pelas linhas vermelhas, o preço da libra está afunilando, certo? Na nossa opinião, significa, com alta probabilidade, que quando estiver no limite do funil vai ou disparar ou desabar o preço da moeda. Com bastante força.

Parece sem sentido e até engraçado falar que "vai subir ou descer" pois é óbvio que estas são as únicas hipóteses possíveis? Não. Por 2 motivos! 1) O preço também pode ficar "de lado" e 2) O ponto que queremos frisar é: aumento de volatilidade. Como se tivéssemos próximos a um momento de "high bets". Se esta teoria estiver coerente pro cenário atual da Libra, devemos ter para ela apenas mais alguns dias de "marasmo" e logo ali na frente uma movimentação bastante brusca.

Claro, sempre lembrando: aqui falamos de chances, nunca de certezas. Mas a probabilidade de vermos isto acontecer em breve é grande. E apostamos que há mais chance da "puxada" ser para cima. Por quê? Por ver o gráfico de longo prazo em tendência de alta (linha verde) e pela análise fundamentalista.

Segundo: breve análise fundamentalista

A economia inglesa vem crescendo. E só não está ainda mais alavancada ainda pelas negociações do Brexit, que serão longas e trarão incertezas por algum tempo. Pelo menos até 2022 o Reino Unido fica na Customs Union e no Single Market. Industria e comércio estão "bombando". Carros novos com fila de espera de 90 dias, em média. Enfim, PIB forte e promissor. Resultado: fortalecimento da moeda.

Concomitante a isto, ainda temos o Real enfraquecido, talvez por 2 fatores principais: crise política e decepção com a reforma da previdência, que não deve acontecer tão cedo e só piora as perspectivas para o ajuste fiscal.

Como podem ver, temos aí uma combinação de fatores explosiva para ver a paridade GBP-BRL cada vez mais desfavorável para os viajantes. Pelo menos por enquanto não há perspectivas de melhora.

Att

Gustavo Candiota

Diretor GC Prime Câmbio Inteligente

#quandoalibravaicair #opiniãosobrealibraesterlina #perspectivaslibra #câmbiodelibras #comprolibraouespero #reflexosdobrexit #porquealibraestásubindo #quandocomprarlibra #paridadelibrareal #análisetécnicalibra #análisefundamentalistalibra #longlivethequeen #comportamentopreçolibra

2,326 visualizações

por Gustavo Candiota

PARA SUA VIAGEM:

Blog do Câmbio
Pacotes túristicos!
Seguro Viagem com a melhor assessoria!
Remessas expessas. Batemos a #transferwise !
Chip intenacional compatível com +200 países!

Patrocinam o Blog / Podcast / WebTV

Chip global mysimtrvl - Voz e Dados
Ivan Pons - Moda Masculina
A Operadora Oficial da EAA Oshkosh no Brasil
+ 57 assinantes

© 2016-2020 GC Prime Câmbio Inteligente.

SIGA-NOS

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • White Instagram Icon
  • White LinkedIn Icon
  • Branca Ícone Spotify