top of page
  • Foto do escritorGustavo Candiota

Perspectivas para a Libra Esterlina em 2018


Uma moeda que responde por apenas 5% da demanda de câmbio no Brasil, mas de grande importância para muitas pessoas. Seja por negócios no Reino Unido, ou desejo constante de conhecer e voltar a este incrível país terra da Rainha! Long live the Queen.

Então vamos a uma breve análise da moeda inglesa para os leitores que estão com embarque próximo ou passagem já comprada pra lá. Sotaque britânico preparado para ver a troca da guarda, o Hyde Park, o Palácio de Westminster e a London Eye? Ok. Hora de tentar explicar em que momento a libra esterlina se encontra e quais as perspectivas de curto e longo prazo para o câmbio dela.

Primeiro: uma breve análise técnica.

Já ouviu falar da teoria do "funil" que define a direção de um ativo? Veja o gráfico abaixo com o comportamento do preço da Libra Esterlina nos dos últimos 18 meses, e os traçados que fizemos para entender melhor o que aconteceu no período.

Comportamento da Libra Esterlina 18 meses

Como é possível ver pelas linhas vermelhas, o preço da libra está afunilando, certo? Na nossa opinião, significa, com alta probabilidade, que quando estiver no limite do funil vai ou disparar ou desabar o preço da moeda. Com bastante força.

Parece sem sentido e até engraçado falar que "vai subir ou descer" pois é óbvio que estas são as únicas hipóteses possíveis? Não. Por 2 motivos! 1) O preço também pode ficar "de lado" e 2) O ponto que queremos frisar é: aumento de volatilidade. Como se tivéssemos próximos a um momento de "high bets". Se esta teoria estiver coerente pro cenário atual da Libra, devemos ter para ela apenas mais alguns dias de "marasmo" e logo ali na frente uma movimentação bastante brusca.

Claro, sempre lembrando: aqui falamos de chances, nunca de certezas. Mas a probabilidade de vermos isto acontecer em breve é grande. E apostamos que há mais chance da "puxada" ser para cima. Por quê? Por ver o gráfico de longo prazo em tendência de alta (linha verde) e pela análise fundamentalista.

Segundo: breve análise fundamentalista

A economia inglesa vem crescendo. E só não está ainda mais alavancada ainda pelas negociações do Brexit, que serão longas e trarão incertezas por algum tempo. Pelo menos até 2022 o Reino Unido fica na Customs Union e no Single Market. Industria e comércio estão "bombando". Carros novos com fila de espera de 90 dias, em média. Enfim, PIB forte e promissor. Resultado: fortalecimento da moeda.

Concomitante a isto, ainda temos o Real enfraquecido, talvez por 2 fatores principais: crise política e decepção com a reforma da previdência, que não deve acontecer tão cedo e só piora as perspectivas para o ajuste fiscal.

Como podem ver, temos aí uma combinação de fatores explosiva para ver a paridade GBP-BRL cada vez mais desfavorável para os viajantes. Pelo menos por enquanto não há perspectivas de melhora.

Att

Gustavo Candiota

Diretor GC Prime Câmbio Inteligente

2.384 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page