• Gustavo Candiota

Perspectivas para a Libra Esterlina em 2018


Uma moeda que responde por apenas 5% da demanda de câmbio no Brasil, mas de grande importância para muitas pessoas. Seja por negócios no Reino Unido, ou desejo constante de conhecer e voltar a este incrível país terra da Rainha! Long live the Queen.

Então vamos a uma breve análise da moeda inglesa para os leitores que estão com embarque próximo ou passagem já comprada pra lá. Sotaque britânico preparado para ver a troca da guarda, o Hyde Park, o Palácio de Westminster e a London Eye? Ok. Hora de tentar explicar em que momento a libra esterlina se encontra e quais as perspectivas de curto e longo prazo para o câmbio dela.

Primeiro: uma breve análise técnica.

Já ouviu falar da teoria do "funil" que define a direção de um ativo? Veja o gráfico abaixo com o comportamento do preço da Libra Esterlina nos dos últimos 18 meses, e os traçados que fizemos para entender melhor o que aconteceu no período.

Comportamento da Libra Esterlina 18 meses

Como é possível ver pelas linhas vermelhas, o preço da libra está afunilando, certo? Na nossa opinião, significa, com alta probabilidade, que quando estiver no limite do funil vai ou disparar ou desabar o preço da moeda. Com bastante força.