• Gustavo Candiota

Entenda a oscilação do Dólar Canadense e sua paridade com o Americano

Atualizado: Out 14


O Canadá não está entre os principais destinos dos Brasileiros. Mas é um país muito desejado por quem quer ir atrás de paisagens exuberantes, de civilidade absoluta, cursos de altíssimo nível e os melhores hospitais do mundo para médicos e residentes. Então, quando o passageiro define este destino como o próximo e o bilhete aéreo é emitido, começam as dúvidas sobre a moeda local, quando comprá-la, se comprá-la e como é sua relação com as demais, certo?

dolar canadense - cedulas e moedas

Compro dólar Canadense ou Americano?

Em primeiro lugar, afirmamos: sim, vale a pena comprar o dólar canadense aqui no Brasil, ainda que as margens das corretoras sobre esta moeda sejam um pouco maiores do que as aplicadas no dólar americano. Por quê? Por um simples motivo: cada conversão de moeda faz com que você perca um pouco do seu poder de compra, já que os agentes envolvidos auferem seus lucros em cada operação. Comprando a divisa norte-americana, ou já tendo ela entesourada para depois comprar CADs via câmbio oficial no Brasil, fará você sofrer 2 conversões (USD - BRL - CAD), quando o melhor é sofrer apenas uma (BRL - CAD). Ahh! E sabemos o que você pode estar pensando neste momento: "Será que compro o Canadense pra ir pros EUA, já que é mais barato?" Nunca! O problema será o mesmo: 2 conversões.

Como muito bem colocado pelo Blog Viaje na Viagem: "Não existe mágica! Uma moeda 25% mais barata do que outra (como o dólar canadense, 25% mais barato do que o dólar americano) não faz os seus reais renderem 25% mais."