top of page
  • Foto do escritorGustavo Candiota

Dólar manchado, rasgado, queimado ou mutilado. Há como trocar?

Atualizado: 3 de abr.


Andrew Jackson parece triste de olhar aquela queimadura em sua cédula de 20 dólares, não? Aquela cédula perdida há anos desde sua última viagem ao exterior foi encontrada no bolso interno de um paletó antigo. Parecia ser um momento de rara felicidade, de muita sorte, mas... você percebe que a linda nota de dólar está... muito danificada. A alegria vira tristeza.

Tem solução?


Atenção! Assista o vídeo abaixo.

Video publicado em 21/07/2021


Provavelmente tem! O Blog do Câmbio ajuda você a resolver. Mas não pense que é simples, rápido e sem custos. Na verdade, depende da situação. Se estiver apenas manchada ou desbotada, é mais tranquilo de resolver. Se estiver comida por traças, queimada ou sem uma grande parte, mais complexo, mas possível. Falando de forma prática: se mais de 25% dela estiver faltando, esqueça! Guarde de recordação.



(1) Nota OK com manchas ou mofo. Cédula 100%. Risco pequeno de rejeição mas chance alta de deságio...



(2) Situações graves. Cédula mutilada ou queimada. Menos de 25% dano, restante em bom estado sendo possível visualizar o número de série...



(3) Pior cenário / Tragédia / dinheiro perdido. Mais de 25% de dano, sem aparecer o número de série. Guarde de recordação...

Dá uma tristeza ver as imagens acima, não é mesmo? Mas acontece. E muito.

Você está querendo transformar suas cédulas antigas e/ou danificadas em Reais, na sua conta bancária, hoje mesmo? Ricardo Ely, sócio-diretor da Câmbio Ideal, de Porto Alegre, responde ao Blog do Câmbio:

Atualmente, compramos cédulas mais antigas com 15% de deságio, estando em excelente estado de conservação. Se a cédula estiver manchada (principalmente de mofo, onde elas ficam amareladas), pagamos 20% a menos que a taxa padrão. E, eventualmente, dependendo da condição da cédula, se estiver muito riscada, danificada, sequer compramos devido à enorme dificuldade de revenda.



Ou seja, se o seu caso foi o último destacado pelo Sr. Ely, a única alternativa é tentar passar pelo longo processo de substituição de cédula (e não câmbio de moedas), no país da mesma. Exemplo: Nos EUA, se seu dólar estiver menos do que 25% mutilado ou colado por durex com as duas partes perfeitamente correspondentes, há como resolver e não haverá qualquer perda de poder de compra, mas o processo é longo e não garantido. Neste último caso, algumas casas de câmbio brasileiras até aceitam.


Instruções detalhadas para substituir cédula de Dólar Americano você encontra no Wikihow. Para o caso de Euros, acesse a área de "Replacement Rules" no site do Banco Central Europeu.

Quer uma análise em suas cédulas antigas e/ou danificadas? Envie Whatsapp com foto para (51) 40423838 e diga que você viu este post no Blog do Câmbio.


A Câmbio Inteligente recomenda




Obrigado por visitar o Blog do Câmbio.

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page