• Gustavo Candiota

Dólar manchado, rasgado, queimado ou mutilado. Há como trocar?

Atualizado: Out 14


Andrew Jackson parece triste de olhar aquela queimadura em sua cédula de 20 dólares, não? Aquela cédula perdida há anos desde sua última viagem ao exterior foi encontrada no bolso interno de um paletó antigo. Parecia ser um momento de rara felicidade, de muita sorte, mas... você percebe que a linda nota de dólar está... muito danificada. A alegria vira tristeza.

Tem solução?

Provavelmente tem! O Blog do Câmbio ajuda você a resolver. Mas não pense que é simples, rápido e sem custos. Na verdade, depende da situação da pobrezinha. Se estiver apenas manchada ou desbotada, é mais tranquilo de resolver. Se estiver comida por traças, queimada ou sem uma grande parte, mais complexo, mas possível. Falando de forma prática: se mais de 25% dela estiver faltando, esqueça! Guarde de recordação.



Situações graves. Cédula mutilada ou queimada. Menos de 25% dano, restante em bom estado sendo possível visualizar o número de série.

Nota OK com manchas ou mofo. Cédula 100%. Risco pequeno de rejeição mas chance alta de deságio.

Pior cenário / Tragédia / dinheiro perdido. Mais de 25% de dano, sem aparecer o número de série. Jogue fora ou guarde de recordação.

Dá uma tristeza ver as imagens acima, não é mesmo? Mas acontece. E muito.

Você está querendo transformar suas cédulas antigas e/ou danificadas em Reais, na sua conta bancária, hoje mesmo? Ricardo Ely, sócio-diretor da Câmbio Ideal, de Porto Alegre, responde ao Blog do Câmbio:

Atualmente, compramos cédulas mais antigas com 15% de deságio, estando em excelente estado de conservação. Se a cédula estiver manchada (principalmente de mofo, onde elas ficam amareladas), pagamos 20% a menos que a taxa padrão. E, eventualmente, dependendo da condição da cédula, se estiver muito riscada, danificada, sequer compramos devido à enorme dificuldade de revenda.

Ou seja, se o seu caso foi o último destacado pelo Sr. Ely, a única alternativa é tentar passar pelo longo processo de substituição de cédula (e não câmbio de moedas), no país da mesma. Exemplo: Nos EUA, se seu dólar estiver menos do que 25% mutilado ou colado por durex com as duas partes perfeitamente correspondentes, há como resolver e não haverá qualquer perda de poder de compra, mas o processo é longo e não garantido. Neste último caso, algumas casas de câmbio brasileiras até aceitam.


Instruções detalhadas para substituir cédula de Dólar Americano você encontra no Wikihow. Para o caso de Euros, acesse a área de "Replacement Rules" no site do Banco Central Europeu.

Quer uma análise e cotação da Câmbio Ideal em suas cédulas antigas e/ou danificadas? Envie Whatsapp com foto para (51) 40423838 e diga que você viu este post no Blog do Câmbio.

Att Gustavo Candiota

Diretor GC Prime Câmbio Inteligente

#dolarmanchado #dólarrasgado #dólarmutilado #dólarqueimado #CâmbioIdeal #Consigovenderdolarmanchado #comotrocarcédulavelha #vendercédulaantigadedolar #aceitaçãodólarantigo #dólaresvelhos #consigotrocareurodanificado #comosubstituirdólarrasgado #avaliaçãodólaresantigos #comosubstituirdólarantigo

2,901 visualizações

por Gustavo Candiota

PARA SUA VIAGEM:

Blog do Câmbio
Pacotes túristicos!
Seguro Viagem com a melhor assessoria!
Remessas expessas. Batemos a #transferwise !
Chip intenacional compatível com +200 países!

Patrocinam o Blog / Podcast / WebTV

Chip global mysimtrvl - Voz e Dados
Ivan Pons - Moda Masculina
A Operadora Oficial da EAA Oshkosh no Brasil
+ 55 assinantes

© 2016-2020 GC Prime Câmbio Inteligente.

SIGA-NOS

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • White Instagram Icon
  • White LinkedIn Icon
  • Branca Ícone Spotify