top of page
  • Foto do escritorGustavo Candiota

Cuidado! Câmbio duplo nas compras com cartão de crédito no exterior! Entenda.

Atualizado: 3 de abr.


Você enxerga o cartão de crédito como o melhor meio de comprar com segurança e comodidade no exterior em detrimento de moeda em espécie? Um alerta! Leia este texto!

O principal ponto negativo desta modalidade de câmbio, como quase todas as corretoras e este Blog já alertaram muitas vezes é: IOF muito mais alto (6.38%). Certo? Você já está cansado de saber que em papel a alíquota é 1.1%, ou seja, 5.28% a menos. Ainda assim prefere seu Visa, Master, Amex, Diners?

Pois bem... existe também um outro agravante a quem viaja para países onde as compras não são em dólar americano. E aqui muita gente perde dinheiro sem nem se dar conta. Vamos explicar porque...

Algo que poucos sabem: a DUPLA CONVERSÃO nas faturas para você quitar as pendências na data de vencimento. Quando ocorre? Ao fazer compras em:

  • Euros

  • Libras

  • Dólar Canadense

  • Dólar Australiano

  • Dólar Neo-zelandês

  • Franco Suíço

  • Coroa Sueca

  • Rand Sul-africano

  • Rublos Russos

  • Yen Japonês

  • Yuan Chinês

E muitas outras!

Por que isto acontece?

Porque as administradoras de cartão utilizam a paridade com o dólar para fazer todas as suas conversões de câmbio. É a moeda referência para compras internacionais. Significa que ao receber uma compra de Euros por exemplo, primeiro transformam em dólar (você perde 1x aqui) para depois transformar em reais (perde outra vez aqui). Tudo isso + 6.38% e, ainda, pasmem, com câmbio ACIMA do comercial, diferentemente do que muitos pensam. Existem bancos que aplicam entre 4% e 5% sobre a ptax do dia. Ex: Nubank. Aquela argumentação em favor dos cartões de que "pelo menos o câmbio é comercial"... esqueça! Isso não existe! Os bancos lucram no spread cambial também! Obs: em uma pesquisa recente, verificamos que os poucos bancos que colocam um ganho abaixo da média do mercado são: BB, Caixa e Banrisul. Ainda assim, entre 1% e 2%. Não é zero! Na duvida, para valores atualizados, consulte seu gerente. Ele provavelmente não faz a menor idéia, mas irá atrás da informação.




Resumo da ópera: compra internacional em cartão de crédito é o pior negócio que existe, principalmente quando a compra não é em dólar. Esta modalidade de pagamento só vale a pena para compras EM REAIS, no Brasil, quando uma boa oportunidade de parcelamento sem juros aparecer, desde que o preço à vista seja o mesmo do parcelado, e desde que você sempre pague tudo em dia, claro. Se ao pagar no ato o estabelecimento oferecer desconto, opte por liquidar tudo em 1x. De nada adianta uma empresa oferecer "10% de desconto à vista ou 5x sem juros". Uma condição dessas mostra que há juros no "sem juros".

Ah, cartão de crédito também vale a pena para ganhar milhas. Mas somente com despesas no Brasil. No exterior, leve o plástico somente para emergências. Mas emergências mesmo. Algo como... sua vida depende dela.

Fique ligado! Pegue sua fatura e faça o cálculo!


A Câmbio Inteligente recomenda



1.269 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page