top of page
  • Foto do escritorGustavo Candiota

Compra de moeda com cartão de crédito no Brasil? Cuidado!


Hoje é dia de mais um post com ALERTA para os viajantes, após leitores nos enviarem perguntas sobre uma nova modalidade de pagamento que algumas casas de câmbio estão aceitando para vender moeda estrangeira em espécie.

É a compra de papel moeda com cartão de crédito. No Brasil. Antes de você embarcar.

Argumento das Casas de Câmbio e Corretoras que estão começando a oferecer esta facilidade: "Desta forma, o cliente consegue comprar seu papel moeda, mesmo que tenha ficado apertado financeiramente às vésperas do embarque e ao mesmo tempo evita os 6.38% de IOF em compras internacionais, além de travar o câmbio antes de viajar. Sem falar na possibilidade de PARCELAR o pagamento em reais".

Parece atraente? Parece algo que você sempre sonhou e agora viajar ficou ainda mais fácil e barato? Só parece, mas não é. Já temos nossa opinião a respeito após poucos cálculos simples e algumas pesquisas.

Comprar dólar com cartão de crédito

Vamos lá! Pegando como base uma matéria divulgada pela Época Negócios em 10/07/2018, destacamos trechos onde os proprietários de lojas de câmbio fazem comentários que devem ligar o sinal de ALERTA em todos nós. Nossa opinião abaixo de cada um.

"(...) no entanto, ao comprar [moeda] com cartão de crédito, a casa de câmbio não irá dar nenhum desconto no valor da cotação"

Opinião Blog do Câmbio: Aí já mora o primeiro perigo! Por mais que você esteja fazendo uma compra em reais com cartão de crédito, o que evita IOF no exterior de 6.38%, a casa de câmbio avisa que não dará os descontos convencionais - que são progressivos por volume - comuns numa negociação de venda de moeda, e que podem chegar a -3% do valor original no caso do dólar americano, dependendo de qual a taxa padrão da mesma (tem moedas que é mais!). Neste caso, você estará pagando, embutido na taxa: comercial + 1.1% do IOF de papel moeda + aprox. 5% (spread padrão que as casas de câmbio colocam em US Dolar) = 6.1%. É quase a mesma coisa que pagar o IOF de cartão de crédito!

"As transações com pagamento por meio do plástico ficam restritas às lojas físicas, e há a incidência de uma taxa sobre a compra. No caso do pagamento pelo cartão de crédito, é acrescido 4% sobre o valor final da transação."

Opinião Blog do Câmbio: Que tal essa de "há a incidência de uma taxa sobre a compra"? Provavelmente significa que o vendedor vai oferecer ao cliente a taxa padrão do dólar (uns 5% de spread sobre o comercial + IOF 1.1%) MAIS 4%. Ou seja, ao invés de o cliente pagar 6.38% de IOF em compras de cartão de crédito, vai pagar imposto 1.1% + 9% de lucro para casa de câmbio!

"Vai sair mais caro, mas a questão é que eventualmente ele se apertou financeiramente e precisa da moeda porque a viagem está iminente. Dessa forma, ganha uns 30 dias para pagar"

Opinião Blog do Câmbio: Se o cliente se apertou financeiramente e não se planejou a ponto de estar sem o montante necessário em sua conta corrente para comprar moeda, na semana do embarque, significa que não possui condições de viajar. O melhor assim seria cancelar a viagem, mesmo pagando multas.

"É uma opção ao cliente que tem até 30 dias para pagar essa compra. É melhor que usar o cartão de crédito no exterior. Tiramos do cliente o problema da oscilação da moeda"

Opinião Blog do Câmbio: Depende. Pode ser melhor que usar cartão de crédito, mas desde que a taxa de câmbio oferecida ao cliente nesta modalidade de pagamento seja justa. Do contrário, se o desejo é por "tirar do cliente o problema de oscilação da moeda", basta oferecer um cartão pré-pago VTM (Visa Travel Money). Lembrando também que já existem alguns bancos que oferecem a facilidade de travar o câmbio no dia da compra internacional com o cartão de crédito.

Conclusão final: compra de papel moeda com pagamento via TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA segue sendo o melhor negócio para quem deseja economizar dinheiro. As casas de câmbio não precisarão embutir na cotação a taxa de royalties do cartão de crédito e não se aproveitarão para embutir outras "taxas de conveniência", como fica claro que alguns farão, conforme depoimentos acima. Não use cartão de crédito desta maneira, muito menos parcelado! Talvez em alguns meses fique impossível para você pagar a conta de uma viagem que já terminou. O recomendado é sempre embarcar com 100% de suas férias pagas!

Tenha responsabilidade financeira na hora de viajar! Seu bolso agradece!

Att

Gustavo Candiota

Diretor GC Prime Câmbio Inteligente

135 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page