top of page
  • Foto do escritorGustavo Candiota

Dólar bate recorde e nos viajantes bate o desespero. Acalme-se com este texto.


Demorou mas aconteceu. Após diversos dias em que o dólar americano ficou a poucos centavos de renovar sua máxima histórica desde a criação do plano real, na data de 13/09/18, o recorde foi batido: 4.196, passando o anterior, de janeiro de 2016, quando fechou a 4.166.

Calma! Nem tudo está perdido amigos leitores! O cenário parece cataclísmico, mas é importante destacar duas coisas:

1) Se compararmos o atual patamar do câmbio com o que ocorreu nos meses anteriores à primeira eleição de Lula, 15 anos atrás, atualizando a inflação no Brasil e nos EUA até os dias atuais, o recorde REAL só seria batido se hoje estivéssemos com a paridade acima de, acreditem, 10 (dez!) reais. Já imaginaram? Dólar valendo 2 dígitos? São as diferenças entre taxa de câmbio nominal e real. Significado?

2) Você ainda pode viajar! Ainda é mais barato sair do Brasil hoje do que em 2002. A moeda pode ter valorizado quase 30% apenas em 2018, mas isto não significa que sua viagem ao exterior precisa ser cancelada ou adiada para 2058. Basta reduzir a exigência de categoria em hotel, carros, restaurantes, shows, consumir um pouco menos nos outlets. Desta forma você tira fácil a diferença, acredite!

O que vem pela frente agora?

Até 7 de outubro, data do 1o turno das eleições, a volatilidade será muito forte. Tirando alguns dias isolados onde podemos ver quedas expressivas para realização de lucros, ou por especulação de mercado após alguma pesquisa eleitoral diferente das expectativas, o câmbio deve apreciar. Somente após confirmado quem será o novo presidente da república, possivelmente em 2o turno, e combinado com fatores externos, conseguiremos estimar um pouco melhor quais os rumos das moedas estrangeiras para 2019.

Enquanto isso relaxe! Pare de especular. A angustia de quem "espera pra ver se o dólar cai" faz mal pra saúde. Se sua viagem está próxima, feche seu câmbio e aproveite as férias! Se está distante e você hoje tem o dinheiro disponível para quitar tudo que precisa, vá em frente também. "Ah mas minha viagem é em dezembro e eu tenho medo que em novembro caia forte." Daí amigo, se você não quer correr o risco de arrependimento, compre metade antes do pleito e metade depois. Tá feito o hedge cambial (preço médio)!

Tenham todos um bom fim de semana.

Att

Gustavo Candiota

Diretor GC Prime Câmbio Inteligente

71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page