• Gustavo Candiota

Principais dúvidas sobre vistos consulares. Esclareça aqui!

Atualizado: Abr 1


Questionamentos sobre vistos de entrada nos Estados Unidos, Canada, Australia, Inglaterra? Nesta entrevista com Saulo Bronfman, sócio da Sul Vistos, queremos esclarecer as principais. A Sul Vistos é uma das mais respeitadas empresas do ramo no Rio Grande Sul e possui taxa de aprovação de 99% nos consulados, seja para turismo, estudos ou trabalho.

visto americano como conseguir

Confira os principais trechos da conversa e fique à vontade para fazer outras perguntas nos comentários ao final do texto. Obrigado por visitar o Blog do Câmbio!

(1)

Blog do Câmbio: Quais são principais países que exigem visto de turismo? Quais os custos?

Saulo Bronfman: Os principais destinos turísticos que exigem visto são Estados Unidos, Canadá, Austrália, Japão, Índia e China. Para este último, a maior procura é do visto de negócios e não de turismo. Ao contrário do que normalmente pensamos, o passaporte brasileiro permite entrada sem visto à mais países do que à países que exigem visto. São aproximadamente 155 destinos com entrada livre, contra 43 países para os quais brasileiros necessitam solicitar um visto. O passaporte brasileiro ocupa a 11ª posição em um ranking que classifica o "poder" do passaporte de acordo com o número de países em que seus portadores podem entrar sem visto, juntamente com Argentina e Chile. Sobre os custos, ficamos à disposição para fazer um orçamento, através do email: sbronfman@sulvistos.com.br

(2)

Blog do Câmbio: Qual o motivo para alguns países exigirem visto dos visitantes e outros não?

Saulo: Em alguns casos trata-se de acordos e de reciprocidade diplomática, isto é, se o Brasil exige visto para cidadãos de um determinado país, este país também exigirá visto para cidadãos brasileiros, e vice-versa. Porém, o principal motivo é o controle de imigração e segurança de fronteiras. Cada país adota critérios diferentes para identificar o risco potencial de imigração de cidadãos de um determinada origem, como situação econômica do país, índice de aprovação de vistos e etc. Por exemplo, para que o Brasil participe do programa de isenção de vistos dos Estados Unidos, seria preciso, dentre outras exigências do governo americano, que o índice de recusa de vistos no país fosse de no máximo 3%.

(3)

Blog do Câmbio: Sabe-se que o visto americano de turismo é o mais solicitado do mundo. Quais os cuidados que o brasileiro deve ter ao solicitar e qual perfil pode ter mais risco de negativa?

Saulo: A lei de imigração americana diz que todo requerente de visto é um imigrante potencial até que prove o contrário. Desta forma, é importante que o consulado entenda que o motivo de viagem é de fato temporário, ou seja, que a pessoa não tem intenção de permanecer no país após o período permitido e que irá cumprir com todas as regras de determinado visto. Os critérios que normalmente são considerados nesta avaliação são os vínculos com o país de origem, podendo ser acadêmi