• Gustavo Candiota

Quais as chances do Euro cair no curto prazo?


Uma pergunta frequente que recebemos de nossos leitores após o sucesso do post "Por que o Euro está há 1 ano em alta?" publicado em fevereiro de 2018. Um dos mais acessados da página!

Há chance do Euro cair no curto prazo? E quando se fala nesses termos, geralmente o questionamento é: "Vai cair na próxima semana? Ou amanhã?" Vamos começar esclarecendo o que não há como prever: comportamento de preços na mesma semana. Muitas vezes nem no mesmo mês. Então quando falamos de curto prazo, estamos nos referindo aos próximos meses! Não sobre o dia de amanhã. Infelizmente não temos bola de cristal como alguns "especialistas" por aí dizem ter. Em outras palavras, claro.

Sim! O que tentaremos responder, mas de maneira superficial e falando de chances (não certezas) é se a moeda do bloco europeu pode desvalorizar em relação ao mundo, pegando um horizonte de próximo semestre. Somente uma opinião assim temos condições de fornecer, já que desta maneira deixamos de lado a especulação absoluta e analisamos fatos, fundamentos econômicos do bloco, perspectivas para os principais países envolvidos e possibilidades de interferências externas na região.

Em resumo: há, sim, possibilidade do euro cair dentro de alguns meses. Listamos os motivos que justificariam uma mudança de paridade EUR-BRL (para baixo) em breve:

  1. Economia europeia teve um crescimento (PIB) de apenas +1.7% no segundo trimestre de 2018, desacelerando forte em relação ao trimestre anterior. É o crescimento mais baixo desde o quarto trimestre de 2014!

  2. A Alemanha, maior economia da zona do euro, teve seu PIB contraído em termos trimestrais pela primeira vez em 3 anos;

  3. Itália com a economia praticamente estagnada;

  4. Piora no crescimento do emprego na zona do euro;

  5. Brexit em andamento (saída do Reino Unido do bloco em Março de 2019);

  6. Turbulência externa, geralmente provocada por Trump com as guerras comerciais com China, EAU, e com a própria europa, trazendo tensão e aversão ao risco a empresários locais;

  7. E por fim, claro, o Real tem que ajudar e se fortalecer perante o mundo, o que consequentemente traria a tão desejada QUEDA do euro aqui no Brasil. Torça para que Bolsonaro inicie o seu governo com o pé-direito e conseguindo aprovar reformas. Vai ajudar bastante.

Tenham todos uma ótima semana.

Att

Gustavo Candiota

Diretor GC Prime Câmbio Inteligente

#comprooeuroouespero #chancesdoeurocair #opiniãopreçodoeuro #BlocoEuropeu #economiaeuropeia #porqueoeuroestásubindo #PIBeuropeu #Brexit #quandocomprareuro

89 visualizações

por Gustavo Candiota

PARA SUA VIAGEM:

Blog do Câmbio
Pacotes túristicos!
Seguro Viagem com a melhor assessoria!
Chip intenacional compatível com +200 países!

Patrocinam o Blog / Podcast / WebTV

Chip global mysimtrvl - Voz e Dados
Ivan Pons - Moda Masculina
A Operadora Oficial da EAA Oshkosh no Brasil
+ 55 assinantes

© 2016-2020 GC Prime Câmbio Inteligente.

SIGA-NOS

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • White Instagram Icon
  • White LinkedIn Icon
  • Branca Ícone Spotify