top of page
  • Foto do escritorGustavo Candiota

O fim do ciclo de alta dos juros americanos será bom para o Brasil?


É comum acompanharmos na internet e nos jornais diversas assessorias comentando e reforçando sobre a importância dos juros americanos nos países emergentes. O quanto uma alta ou baixa na taxa soberana de lá pode influenciar nosso câmbio aqui. E pode mesmo.

Com frequência os viajantes recebem avisos, inclusive nossos, sobre o risco de novas altas nos EUA refletirem no preço da moeda por aqui, no curto prazo. E o impacto as vezes é imediato mesmo (para cima!).

Isto significa que um possível fim do ciclo de alta nos juros americanos em 2019 será motivo de grande comemoração para nós, brasileiros? Segundo Marcelo Lopez, Gestor de recursos da L2 Capital Markets e colunista do Portal Infomoney, talvez não. Leia o ótimo artigo de 05/12/18, clicando aqui.

Desenho: Ian Berry / CNN Money

Deixar os EUA menos atrativo para investidores, com juros mais baixos - ou menos altos - é positivo para as economias em desenvolvimento, como a nossa. No entanto, se os EUA com isso estão indicando uma forte recessão num futuro próximo, de nada adianta. Por um tempo o fluxo de capital seria direcionado para cá, mas se a maior economia do mundo logo depois afunda em recessão engole todo mundo junto já que muitas vezes ela é a principal importadora de produtos destes países supostamente beneficiados. E o dólar assim voltaria a subir.

Vale ficar em alerta. Sem motivo para pânico ainda, mas alguma dose de cautela sempre é recomendada nos dias atuais.

Att

Gustavo Candiota

Diretor GC Prime Câmbio Inteligente

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page