• Gustavo Candiota

Saiba como trocar cheques estrangeiros

Atualizado: Fev 15


Ainda que cada dia menos comuns, os cheques internacionais continuam sendo emitidos e, para muitos brasileiros, causam dor-de-cabeça. Sua troca não é aceita em todas as corretoras e, quando são, levam tempo e o câmbio costuma ser desfavorável. Muito porque a maioria das corretoras nem deseja esse tipo de operação.

Em que situações uma pessoa costuma receber um cheque estrangeiro? As principais são:

  • Reembolsos de universidades;

  • Indenização recebida após demissão em empresa estrangeira;

  • Pagamento de honorários específicos ou comissões;

  • Pensões e aposentadorias em outros países;

  • Dividendos de empresas;

  • Doações.

Na verdade, não há muito mistério em trocar um cheque, certo? O problema é quando o cheque vem pelos correios. Ou seja, você só tem ele em mãos quando já está no Brasil e não mais no país de origem. A partir daí, é necessário um câmbio de moedas e, para trocá-lo, o beneficiário (provavelmente você, que chegou até este artigo) terá pela frente um processo trabalhoso. Mas, queremos ajudá-lo e não apenas assustá-lo, amigo leitor. Então vamos lá:



Como trocar o cheque em moeda estrangeira no Brasil?

  1. Procure uma instituição financeira de confiança que preste esse serviço em sua região. São poucas. Obs: podemos ajudá-lo fazendo uma rápida avaliação prévia e, dependendo do caso - cheques acima de $ 1000 - uma consulta junto a uma corretora parceira para verificar se a troca é viável. Envie foto do seu cheque para o Whatsapp (51) 4042-3838 da GC Prime (não é casa de câmbio);

  2. Verifique o prazo para pagamento na Corretora interessada (geralmente entre 30 e 60 dias).

  3. Cote o câmbio da troca do cheque. Atenção! Pode ser muito desfavorável. Pesquise em várias corretoras.

  4. Faça seu cadastro com a corretora escolhida, apresente origem (depende do valor), entregue o cheque fisicamente e aguarde depósito em sua conta.

Exemplo de um cheque em moeda estrangeira:

Exemplo de cheque internacional em dólares canadenses

Alerta: se a aceitação já é complicada, mais ainda é a de cheques que não sejam em euro ou dólar. Sendo assim, recomendamos fortemente: Evite cheques internacionais. Peça um depósito por paypal, remessa Swift ou utilize a plataforma Câmbio Inteligente. Em último caso, aguarde voltar ao país de origem um dia para trocar fisicamente no banco emissor. Só vale ficar atendo para a validade impressa no papel.

Se você já está com o cheque em mãos, no Brasil, e não tem outra alternativa, vá em frente pelos passos descritos acima da foto. Mas atenção: realize a operação apenas com empresas credenciadas no Banco Central a operar no mercado de câmbio. Não arrisque fazer a troca com doleiros.


Posts recentes

Ver tudo
Blog do Câmbio
Seguro Viagem com a melhor assessoria!
Remessas expessas. Batemos a #transferwise !
Chip internacional compatível com +200 países!

Patrocinam nossos conteúdos

Chip global mysimtrvl - Voz e Dados
Ivan Pons - Moda Masculina

© 2016-2021 GC Prime Câmbio Inteligente.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • White Instagram Icon
  • White LinkedIn Icon
  • Branca Ícone Spotify
  • Branca ícone do YouTube
A4153D35-74C1-4561-B701-41954EFF9F76.png