• Gustavo Candiota

STF x Crusoé: opinião de quem tem um Blog de opinião.


O recente e surpreendente "duelo" Revista Crusoé x Supremo Tribunal Federal, acendeu um sinal de alerta ao país. Não apenas pelas graves acusações feitas ao tribunal, mas pela reação do mesmo perante a matéria. Censura. Algo que em uma democracia é inaceitável. Aliás, é absurdo em qualquer lugar do planeta.

E por que isto liga ou deveria ligar o sinal de alerta a todos que utilizam a internet para expressar suas opiniões livremente? Porque fere a liberdade e sugere o oposto às pessoas: o medo. Devemos nós, formadores de opinião, começar a ter receio de escrever sem medir as consequências? Ou agora precisaremos ter mais cautela? A quantidade de Fake News que se proliferam hoje em dia justifica a atitude do Supremo ou deveriam os ministros, primeiramente, defender-se das acusações e mostrar sua total inocência? Usaram de seu poder para apenas calar os críticos imediatamente. Primeiro emitiram mandados de prisão e agora mandaram suspender as contas dos envolvidos em todas as redes sociais. Não é assustador?

É um tema muito importante, que todos devem debater, sem deixar para depois. E sem medo. Pelo contrário, vejo nesta uma oportunidade grande para TODOS irem às ruas se manifestarem. Sejam pessoas de viés político de direita ou de esquerda. Não deixem de opinar, debater, sempre com respeito, mas jamais se calem. Unam-se desta vez. Participem das conversas entre amigos e familiares! Não fique de fora dos assuntos que são os pilares para uma democracia,