top of page
  • Foto do escritorGustavo Candiota

Qual o melhor momento para comprar dólar?

Atualizado: 19 de dez. de 2019


O título do post gerou desconfiança de que estamos praticando o famoso "Clickbait"*? Não se preocupe, aqui no Blog do Câmbio falamos apenas verdades, opiniões que falam de chances, nunca de certezas, nunca marketing enganoso. Aliás, repetidas vezes já mencionamos que é impossível encontrar o tal "melhor momento". Quem fala que sabe, mente. Especula. Só isso.

Então, por que trouxemos você até aqui com essa pergunta chamativa?

A idéia é transformar esse mito numa verdade, listando sugestões que, se bem utilizadas, indicarão a você uma espécie de "melhor momento possível", em uma sugestão de compra muito mais honesta. Vamos lá!

melhor momento dólar, euro e libra

1) Primeira e mais importante sugestão: pare de especular na esperança de pegar cirurgicamente o preço mais baixo do dólar, euro ou libra, desde quando você comprou as passagens até o dia do embarque. Isso só trará angústia, ansiedade, aflição, sofrimento. Leia bem, você N-U-N-C-A vai acertar o melhor momento. Nem nós. Nem qualquer concorrente, nem mesmo Warren Buffet. Nem ETs.

2) Se o embarque está próximo, compre sua moeda. Não vale a pena esperar mais 2 ou 3 dias "para ver se cai mais, já que houve uma baixa recente", ou "para ver se cai um pouquinho, pois está muito alto". Possui a verba disponível para o câmbio? Utilize-a e pare de sofrer. E.T: duas semanas atrás escrevemos um post finalizando o texto com: pare de sofrer e compre. Se você seguiu a sugestão, hoje deve estar aliviado.

3) Se o embarque está distante, meses adiante: divida o montante total desejado em 2 compras para fazer hedge cambial, nada mais que isso. Ou então defina cada mês para um tipo de emissão, fazendo assim um preço médio geral do seu pacote turístico ao longo do período. Exemplo: Em maio, passagens emitidas. Em junho, aluguel de carro confirmado. Em Julho, Hotel reservado. Agosto: seguro viagem emitido. Setembro, mês da viagem: faça seu câmbio. Que tal?

Obviamente é válido pegar uma opinião com pessoas experientes do ramo, para pelo menos TENTAR escapar dos períodos muito conturbados, evitando comprar tudo no PIOR momento do ano (que só é identificado quando o ano acaba). Mas fique ciente que essa prática traz mais risco ao seu bolso, e seu psicológico.

É isso, amigos leitores. Sabemos que o momento é de desespero, ou no mínimo preocupação constante. O dólar não para de subir, voltou a encostar nos R$ 4,00. Vejam no gráfico, o preço voltou a se aproximar de seu recorde histórico. Chegamos a interromper a redação de outro artigo, de utilidade pública sobre seguros, para escrever rapidamente sobre este assunto, já que os viajantes estão sem saber o que fazer. Viagem chegando e a tão sonhada queda forte no câmbio nunca vem. Talvez demore para vir, salvo se o andamento da Reforma da previdência surpreender o mercado, aliado a mais alguns fatores externos positivos. Mas o cenário não é bom. Nem aqui, nem lá fora.

comportamento preço dólar últimos 6 anos

Gráfico dólar comercial - fevereiro de 2013 a maio de 2019

Tenham todos uma boa semana.

Att

Gustavo Candiota

Diretor GC Prime Câmbio Inteligente

* Definição do termo Clickbait : Clickbaits, ou "isca de cliques" são definidos como conteúdos aparentemente tentadores, que prometem responder dúvidas e/ou abordar certos temas, mas que na realidade não “cumpriram com o combinado” e não respondem nada – ou pouquíssimo – do proposto inicialmente.

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page