• Gustavo Candiota

Risco-país caindo. Por que isso é bom para o câmbio?


Primeiro explicaremos para que serve o indicador. Depois falaremos dos possíveis impactos no preço do dólar aqui no Brasil, para o médio prazo. Vale lembrar: quando falamos "bom para o câmbio", nos referimos aos viajantes internacionais e para evitar inflação doméstica. Sempre importante destacar que dólar depreciado é ruim para o setor exportador e para a balança comercial.

Vamos lá...

O Credit Default Swap (CDS) de cinco anos, espécie de termômetro do risco de investir em um país sem tomar calote, era negociado ontem em 128 pontos para o Brasil, menor patamar desde setembro de 2014, quando ainda constávamos entre o seleto grupo que detinha o "Grau de Investimento" pelas agências internacionais de rating. Bons tempos aqueles! Mas quem sabe não estejam voltando em breve?

Risco Brasil

Além do avanço na votação da Nova Previdência, contribuiu para a redução do risco-país o cenário de um mercado internacional mais calmo, com perspectiva de queda nos juros soberanos dos EUA, o que ajuda os países emergentes. De que forma nos favorece? Mais capital pode voltar para investimentos. Grande enxurrada de dólar aqui melhora o câmbio. Real se fortalece / dólar cai. Simples assim. Clima um pouco mais ameno na guerra comercial EUA x China também ajuda, apesar de algumas declarações de Trump no twitter (já estamos acostumados).

É fato que o momento é favorável para o "apetite por risco": grandes players interessados em investir em locais com mais chance de alto retorno. Se vai durar, não sabemos. Mas por enquanto a economia doméstica e internacional parecem estar enfrentando bons ventos, quase uma brisa de primavera. Se a tempestade vai voltar? O tempo dirá. Aproveite enquanto o clima está ameno, ou melhor, previsível, e tome suas decisões.

Tenham todos uma ótima semana.

Att

Gustavo Candiota

Diretor GC Prime Câmbio Inteligente

#riscopaís #comprodólarouespero #comprareuro #oquevaiacontecer #CDS #graudeinvestimento #quandoodólarvaicair

21 visualizações0 comentário
Blog do Cambio new logo.png
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente