top of page
  • Foto do escritorGustavo Candiota

Cenário para o dólar está mudando. Aperte os cintos.

Atualizado: 12 de dez. de 2019


Lembram que recentemente falamos no Blog sobre o momento bom do mercado de câmbio? Sim, falamos. E era. Mas "tudo que é bom dura pouco" e na mesma ocasião alertamos para que todos tivessem cautela, uma vez que somos brasileiros, vivemos em um país de economia extremamente frágil, onde tudo muda num piscar de olhos.

Pois bem, quem se protegeu na última semana hoje está comemorando. O dólar disparou ontem após Donald Trump surpreender o mundo indicando que irá elevar tarifas sobre 300 bilhões de dólares em produtos chineses. O gigante asiático revidou e desvalorizou o Yuan para o menor valor desde 2008. Foi a combinação explosiva necessária para o mundo "fugir do risco". Todos resolveram se proteger em dólar. Resultado? Divisa norte-americana se fortaleceu, países emergentes com moedas frágeis sofreram.

Donald Trump Aperte o cinto

Ainda há chance dessa poeira baixar um pouco, no entanto Isso significa que estamos entrando, talvez, em um novo ciclo, e não é mais de calmaria. É de tensão. Não só la fora com Trump se divertindo com coisas sérias em seu Twitter (algo que deve continuar enquanto... ele for presidente dos EUA), mas também em Brasília, onde agora estão sendo retomadas as sessões para aprovar a reforma da previdência em segundo turno na câmara dos deputados. Tudo isso somado à posição firme do FED Americano, cujos principais executivos seguem respaldando os colegas que anteriormente discursaram, falando sobre a baixa probabilidade de novos cortes na taxa soberana dos EUA. Outra má notícia para os Emergentes.

Em resumo, é hora de apertar os cintos, a volatilidade vai voltar. Faça preço médio e defenda-se desse novo momento. Ou, se não quer arriscar, compre tudo de uma vez e pare de se preocupar para sua viagem. Liquide o assunto. Já se você gosta de emoção e de viver perigosamente, e se o seu embarque ao exterior está distante, aguarde final de setembro. Talvez até lá, com a Nova Previdência sacramentada e se o Twitter estiver fora do ar, podemos ter algum recuo forte das principais moedas (dólar, euro e libra).

Att

Gustavo Candiota

Diretor GC Prime Câmbio Inteligente.

121 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page