Gustavo Candiota
Mudança de governo na Argentina pode prejudicar o câmbio no Brasil?
Bastaram as prévias das eleições na Argentina indicarem ampla vantagem nas intenções de votos para a chapa Kirchner, que a bolsa do país desabou incríveis 30% e o Peso desvalorizou quase 20%. Motivo: fuga de investidores - e muita especulação ao ver que um governo heterodoxo (alinhado à esquerda) pode voltar a comandar o país. E com políticos com histórico já conhecido, que antes de Macri afundaram os hermanos numa grave crise financeira, o apetite por risco acabou. Com capital indo embora, ações tiveram quedas recordes e o câmbio com o dolar se deteriorou.
Agora fica a pergunta: se a crise argentina agravar, contaminará o câmbio por aqui? Provavelmente não. Somente a curto prazo.

Explicando: Apesar de o país vizinho ser nosso parceiro comercial, sua participação é pequena no total de negócios internacionais brasileiros. O que afeta o dólar aqui, ou melhor, a força do Real perante os demais, são fatores internos importantes, como as reformas estruturais previdenciária e tributária, e fatores externos de países que possuem grande volume comercial conosco, como EUA e China. É exatamente por isso que a guerra comercial entre os dois gigantes tem refletido aqui, seja no iBovespa ou no dólar. Enquanto continuarem a briga, os grandes players internacionais vão recorrer ao dólar para se proteger, o que valoriza a moeda perante o mundo todo, prejudicando principalmente as dos países emergentes, mais frágeis.
E nossa economia? Sofrerá inicialmente mas por outro lado podemos virar mercado para os estrangeiros que hoje estão aplicando seu capital de risco lá, redirecionando-o para o Brasil. Por que não? Depende do setor, claro.
Ainda assim, é importante monitorar a Argentina e a relação direta ARG-BRA. Seja se você faz negócios com eles, ou se pretende viajar para lá em breve. Alguns passageiros com pacote comprado já aproveitaram o derretimento da paridade entre as duas moedas e estão fazendo a troca, hoje. Muitas corretoras ainda não refletiram a baixa, mas devem fazer em breve. Fique de olho. Veja o que aconteceu logo após o anuncio de ontem (prévias) somando com a queda de hoje. Obs: gráfico últimos 6 meses.

Se você mora no sul do Brasil, aproveite para ir até a fronteira e comprar uns vinhos. Ta valendo muito a pena!
Tenham todos uma ótima semana
Att
Gustavo Candiota
Diretor GC Prime Câmbio Inteligente
#criseArgentina #Macri #vinhoargentino #compropesoagoraouespero #pesoargentinobarato #câmbiopeso #CristinaKirchner #quedapesoargentino