• Gustavo Candiota

Atenção! Em breve novas exigências para entrar na Europa. Leia!

Atualizado: 19 de Dez de 2019


Já é de conhecimento público que para imigrar em 26 dos 28 países que integram a União Européia é obrigatório estar coberto por um seguro viagem com no mínimo 30 mil Euros para assistências médicas. Certo? Mas em pouco mais de 1 ano, haverá novas exigências, mesmo com recente acordo de livre comércio entre Mercosul e o bloco Europeu.

Foi aprovado na Comissão Europeia (órgão executivo da região) o Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ETIAS, na sigla em inglês para European Travel Information and Authorization System). Com isso as exigências adicionais a partir de 2021 são:

  • Cadastro no sistema e preenchimento de um formulário online;

  • Cobrança de 7 euros.

Justificativa informada: "Combater a crise migratória e o terrorismo" nos países da UE. Nessa visão, o sistema é descrito como "um mecanismo de vistos que vai ajudar a aumentar a segurança interna, prevenir a imigração ilegal assim como contribuir para a redução dos atrasos nas fronteiras". Quem já tem visto de residência ou de longa duração de um dos países do espaço Schengen não será obrigado a pedir o "visto Etias".

Países que vão exigir formulário e taxa para visitas a partir de 2021:

  • Al