Gustavo Candiota
Atenção! Em breve novas exigências para entrar na Europa. Leia!
Atualizado: 19 de dez. de 2019
Já é de conhecimento público que para imigrar em 26 dos 28 países que integram a União Européia é obrigatório estar coberto por um seguro viagem com no mínimo 30 mil Euros para assistências médicas. Certo? Mas em pouco mais de 1 ano, haverá novas exigências, mesmo com recente acordo de livre comércio entre Mercosul e o bloco Europeu.
Foi aprovado na Comissão Europeia (órgão executivo da região) o Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ETIAS, na sigla em inglês para European Travel Information and Authorization System). Com isso as exigências adicionais a partir de 2021 são:
Cadastro no sistema e preenchimento de um formulário online;
Cobrança de 7 euros.

Justificativa informada: "Combater a crise migratória e o terrorismo" nos países da UE. Nessa visão, o sistema é descrito como "um mecanismo de vistos que vai ajudar a aumentar a segurança interna, prevenir a imigração ilegal assim como contribuir para a redução dos atrasos nas fronteiras". Quem já tem visto de residência ou de longa duração de um dos países do espaço Schengen não será obrigado a pedir o "visto Etias".
Países que vão exigir formulário e taxa para visitas a partir de 2021:
Alemanha
Grécia
Noruega
Áustria
Hungria
Polônia
Bélgica
Holanda
Portugal
Dinamarca
Itália
Republica Checa
Eslovênia
Letônia
Suíça
Espanha
Liechtenstein
Malta
Estônia
Lituânia
Mônaco
Finland
Luxemburgo
San Marino
França
Vaticano
Importante: a nova regra vale para pessoas que desejam visitar a Europa a turismo por até 90 dias. Reino Unido, independente do Brexit acontecer ou ser suspenso, não está incluído entre os países.
Acesse o site do ETIAS em português e saiba mais!
Att
Gustavo Candiota
Diretor GC Prime Câmbio Inteligente
#vistoEtias #TratadodeSchengen #exigênciasimigraçãoEuropa #seguroviagem #crisemigratória #combateaoterrorismo #oqueéETIAS