Ei, você aí, amigo leitor. Sim, você mesmo que está há várias semanas "esperando para ver se o dólar cai". Entendemos sua angústia pois a compra de moeda foi deixada para a última hora, algo comum entre os brasileiros viajantes internacionais. É torturante ver o valor total de sua viagem aumentar a cada dia. Entendemos.
No entanto, agora as passagens já estão emitidas, as crianças estão empolgadas e ansiosas. Você não vai cancelar a viagem. Conforme-se que o câmbio está em um novo patamar. Aceite a realidade e reduza a especulação. Seu embarque é nos próximos dias? Faça logo a compra de seus dólares, euros ou libras. Pouca coisa vai mudar.
Para não afirmar com 100% de certeza que em 2019 o dólar seguirá operando acima do forte patamar psicológico dos R$ 4, podemos dizer que a chance é 90%. O Boletim Focus, do Bacen indica nesta semana que a expectativa para 31/12 é R$ 3.90. Veja no desenho abaixo. Mas atenção: a aposta dos entrevistados vem subindo desde inicio de agosto.
Seu desejo é por continuar no campo da torcida e dos orixás / búzios? Fique à vontade. Surpresas positivas podem acontecer, mas uma combinação grande de fatores no Brasil e no exterior seria necessária para "derrubar" o dólar e fortalecer o Real. Ex: aprovação da reforma da previdência + tributária + fim da guerra comercial EUA x China + novos cortes nos juros americanos. Chance pequena, mas não é impossível.
Continuamos recomendando cautela. Proteja-se das oscilações do mercado.
Att
Gustavo Candiota
Diretor GC Prime Câmbio Inteligente