top of page
  • Marco Santini

Urgente! Novo acordo para o Brexit. Entenda a situação no Reino Unido.


O Primeiro-Ministro Britânico Boris Johnson, que assumiu o número 10 de Downing Street prometendo o Brexit de forma “impostergável” no dia 31/10/2019, acaba de firmar nesta manhã do dia 17/10/2019 um novo acordo de saída da União Européia, na sede da organização em Bruxelas! Foram dias e noites intermináveis de reuniões e de discussões para que se pudesse quebrar o maior de todos os entraves a uma saída negociada do Brexit, qual seja, a questão do “Backstop” entre a Irlanda do Norte (País membro do Reino Unido) e a Irlanda (País membro da União Européia-UE)! Como sabemos, tanto a UE quanto o Reino Unido não desejam instituir entre as duas Irlandas o retorno do controle de fronteira, o chamado Hard Border, pois a questão suscitaria enormes dificuldades operacionais para transacionar produtos e também, traria de volta o risco de uma antiga questão geopolítica ainda do tempo do IRA (Irish Republican Army) e de seus ataques terroristas de outrora!

Ocorre que, a questão esbarrava até aqui no direito de soberania que o Reino Unido tem de formalizar novos acordos bilaterais de comércio com outras nações fora do bloco europeu, mas com a Irlanda do Norte continuando a seguir os ditames e as regras de comércio impostas pelo bloco europeu, que viabilizassem o não controle de fronteira entre os dois Países, de uma forma direta ou indireta impediriam também o Reino Unido de ter livre arbítrio sobre as suas relações de comércio mundiais, sem que a UE tivesse que ser consultada!

O acordo que ora se vislumbra para o Brexit, é o de se propiciar as duas Irlandas sem um Hard Border e com um acordo alfandegário (Customs Union) que propicie o livre trânsito de mercadorias mas com a necessária independência do Reino Unido! Fica também assegurado para ambas as partes, o Reino Unido e a UE, amplo acesso ao mercado comum europeu, o chamado “Single Market”, com tarifação zero entre as trocas comerciais e o livre fluxo de capitais!

Na questão do livre trânsito de cidadãos entre a Europa e o Reino Unido, não mais haverá o chamado “Free-Movement”, onde qualquer europeu e vice-versa britânicos poderiam trabalhar e residir em qualquer País membro do bloco! Haverá agora um sistema de pontuação semelhante ao modelo Australiano onde pesam as qualificações dos potenciais imigrantes!

Minha opinião para que o Brexit de fato possa se tornar realidade em 31 de Outubro próximo é que de alguma maneira o Governo de Boris Jonhson, representado pelo Partido Conservador (os Tories), que sabidamente não tem maioria dos assentos no Parlamento Britânico, consigam “dobrar e/ou convencer” o Partido dos Labour, dos Liberal Democrats e também do DUP-Democratic Unionist Party da Irlanda do Norte, a darem guarida ao acordo na reunião do Parlamento nesse Sábado dia 19/10/2019, já chamada de histórica!

Caso o acordo não passe no Parlamento Britânico, não restará outra alternativa a não ser a de se buscar um novo adiamento do Brexit, resultando num provável cenário de dissolução do Parlamento e realização de Eleições Gerais para que se ouça das urnas o que a sociedade pensa e deseja do Parlamento, com a formação de um novo Governo! Também não se descarta um provável novo Referendo para se ouvir novamente o povo sobre o intrincado processo do Brexit e de suas implicações!

Por fim, cabe destacar que o Partido de oposição com maior número de assentos, o Labour, que tem como líder Jeremy Corbin (com apetite insaciável para ocupar o número 10 de Downing Street), não tem outro projeto que não seja o de enfraquecer o governo de Boris Jonhson e não permitir que ele leve os louros de ter conseguido promover um Brexit negociado, portanto farão de tudo no Sábado para não aprovar acordo algum com a União Européia! Isto posto, embora tenha sido atingido hoje um importante passo rumo ao Brexit, o seus desfecho final continua extremamente incerto e aberto as “Bolsas de Apostas” na Libra Esterlina nestes próximos dias!

Marco Santini é Administrador de empresas. Possui larga experiência nas relações com o Reino Unido. É brasileiro, italiano e britânico. Também é assinante GC Prime Club.

Aviso: este texto foi redigido por Marco Santini exclusivamente para o Blog do Câmbio. A reprodução, total ou parcial, em outras páginas é terminantemente proibida.

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page