top of page
  • Foto do escritorGustavo Candiota

A verdade sobre o dólar que ninguém quer enxergar...

Atualizado: 19 de mar. de 2021

Diariamente os viajantes internacionais torcem por sua queda, por seu derretimento. Fazem cálculos, pesquisam preços, negociam com as casas de câmbio, choram descontinho. Avaliam notícias, frequentemente consultam "especialistas" sobre "melhor momento" pra comprar. Mas ninguém quer enxergar a verdade...



Análises gráficas e fundamentalistas são feitas, artigos são escritos, opiniões são dadas. Estimativas traçadas, chutes e especulações aparecem. Muitos gráficos elaborados para que clientes entendam, se conformem, ou não, e tenham esperanças de queda no câmbio. Mas ninguém quer enxergar a verdade...


Notícias alentadoras são esperadas. Algumas vezes recebidas. Expectativas são renovadas sobre as perspectivas dos próximos dias, semanas ou meses. Intermináveis conversas de bar acontecem entre amigos... cada um com suas convicções!


Mas... ninguém quer enxergar a verdade.




Búzios jogados, despachos em cruzamentos, orações e promessas nas igrejas. Arrependimentos por comprar antes da hora, ou por ter esperado demais. Angústia, ansiedade, especulação, inveja de colegas que conseguiram mais barato. Mesmo que 2 centavos a menos, economizando 20 reais (menos de 5 dólares!).


Mas... ninguém quer enxergar a verdade. E qual é a verdade? A que dói e devemos aceitar de uma vez por todas?


O dólar está em tendência de alta. Há mais de 10 anos!

Portanto, aceite. Ainda que com algumas oscilações de curto e médio prazo, a paridade Real x Dólar só piora. Para quem quer viajar ao exterior e para quem é proprietário de agência de viagens pelo menos. E esse ciclo de valorização da divisa norte-americana ainda deve durar alguns anos. Acredite. Essa é a tendência.


Aceitando a verdade talvez você perceba que todo o sofrimento com dias de altas e de (poucas) quedas, não vale a pena. Divirta-se. Encontre outras formas de compensar o gasto adicional com câmbio. Seja menos consumista, alugue um veículo um pouco mais simples ou um hotel menos luxuoso. Você viverá muito melhor, e continuará conhecendo o mundo.


Lembre-se: também dá pra tirar proveito desse ciclo: invista ou proteja-se em dólar. A chance de rentabilidade acima do CDI é bem grande. Nos últimos 10 anos tivemos aqui no Brasil uma valorização de 178%. Isto dá quase 18% ao ano e 1.5% líquido ao mês. Bom, hein? Melhor que MUITAS aplicações tradicionais. Mas cuidado! Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.




Um abraço e bom fim de semana.


Gustavo Candiota

Formado em Administração de Empresas pela PUCRS

Diretor da GC Prime Câmbio Inteligente


Executivo do mercado financeiro e assessor de câmbio

Certificado AAI Ancord em 2010 e PQO Bovespa em 2012

CE Intr. Wall Street no New York Institute of Finance

Criador do Blog do Câmbio








210 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page