top of page
  • Foto do escritorGustavo Candiota

Ambiente fiscal no Brasil preocupa. Entenda possíveis reflexos no câmbio.

Atualizado: 2 de out. de 2020

Já muito falamos que uma confirmação de vacina para a Covid19 pode trazer as tão esperadas (fortes) quedas para o dólar. E temos convicção que isso deve acontecer logo que a primeira for oficialmente aprovada pela autoridade sanitária local junto aos demais órgão competentes.


No entanto, precisamos reforçar novamente o que é a volatilidade do DÓLAR e a diferença para a do CÂMBIO aqui no Brasil. De nada adianta o dólar cair, se o REAL não ajudar e ganhar força, para alterar a paridade. E se tem algo que pode prejudicar essa retomada de nossa moeda após o tombo histórico em 2020 é... a situação fiscal do país para o próximo ano.


Lembrando: No início de 2020 a previsão do déficit das contas públicas era de 125 bilhões de reais e um horizonte de melhora para os anos subsequentes. Mas as medidas de enfrentamento à Pandemia e a queda expressiva na arrecadação devem fazer o rombo nas contas do governo subirem para aproximadamente 880 bilhões. Um aumento de 607%! Estaríamos falando de uma conta impagável? Talvez...



Alguns especialistas já dizem que colocar o país nos trilhos após tantas despesas extraordinárias, será algo praticamente impossível. E se o mercado, os investidores estrangeiros, perceberem que um colapso nas contas públicas está a caminho, o pouco capital que ainda existe por aqui vai desaparecer (migrar para países mais seguros). Servidores públicos terão seu salário parcelado ou suspenso. Serviços essenciais serão paralizados. Com isso, nossa já frágil moeda, enfraquece ainda mais.


Neste cenário mais pessimista, abre-se a possibilidade de novos recordes na taxa do dólar. Patamares jamais imaginados como R$ 7,00 ou R$ 8,00. Mas não vamos pensar no pior! De qualquer forma, importante saber que uma pequena chance existe.


Na dúvida, diversificar seus investimentos aplicando uma parte em dólar sempre é prudente em tempos de tanta incerteza! "Expect the worst but hope for the best".


Gustavo Candiota

Formado em Administração de Empresas pela PUCRS

Diretor da GC Prime Câmbio Inteligente

Executivo do mercado financeiro e assessor de câmbio

Certificado AAI Ancord em 2010 e PQO Bovespa em 2012

CE Intr. Wall Street no New York Institute of Finance e Criador do Blog do Câmbio

56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page