• Ney Martini

Call de Mercado - 4 de Setembro

Atualizado: Set 8

Bom Dia,

Dia de Payroll.

Mercados Ontem

Tivemos mais um dia de queda do dólar, a terceira consecutiva. Neste mês, a moeda ainda não subiu em nenhuma sessão. Ontem fechou à R$ 5,296 (-1,15%), a menor taxa desde 4 de agosto. O real, mais uma vez, foi a moeda com o melhor desempenho entre seus pares (foi onde o dólar mais caiu). A proposta da PEC da reforma administrativa foi entregue ao Congresso e os investidores tiraram um pouco de risco de prêmio da moeda. Algumas nuvens ainda pairam no horizonte, mas o fato é que o cenário está um pouco menos cinzento.

Nos EUA as bolsas desabaram. Os derivativos de ações de tecnologia estão demonstrando que nos próximos meses poderemos ter fortes oscilações depois que a recente alta bateu recordes. Ações de empresas como Apple, Microsoft, Amazon, Alphabet (Google) e Facebook  (todas listadas na Nasdaq) foram fortemente impactadas depois de terem atingido as máximas dos últimos 16 anos. Ontem, o Nasdaq caiu 4,96%, S&P -3,51% e DJ -2,78%. Alguns dizem que foi um movimento de realização de lucros.

O Ibovespa seguiu o exterior e caiu 1,17% (100.721 pontos), e o tombo só não foi maior por conta das ações de bancos. Segundo relatório do BofA, o setor está muito atrás do Ibovespa no ano, e apresenta preços atrativos: “os bancos se beneficiam de qualquer fluxo de investidores estrangeiros”.

Euro 3

Seguindo com a nossa sessão sobre o euro, agora a parte 3 (e última). O dólar está em seu patamar mais baixo após as declarações de Powell (presidente do Fed) de que permitirá uma inflação maior nos EUA. Com isso, a tendência da divisa americana é de mais queda.

Tratando-se de ano eleitoral, o normal é que o dólar suba nos meses seguintes ao pleito. Mas uma possível de Biden poderia prejudicar este movimento, pois o candidato democrata propõe subir os impostos e aumentar os gastos para estimular a economia. Ou seja, uma virtual vitória democrata fará com que o dólar caia e o euro suba.

Mas tem outros fatores que podem influenciar esta dinâmica, e um deles seria se o crescimento da região da zona do euro superar a expansão dos EUA na tentativa de conter o coronavírus.

Concluindo, o foco dos operadores agora é o seguinte: a eleição americana é o principal evento à frente. E o mercado de opções já precifica uma possível turbulência na taxa de câmbio entre o euro e o dólar dentro de dois meses, e depois passam a projetar uma diminuição da volatilidade.

Hoje

Destaque para o Payroll (9h30), e a expectativa é da criação de 1,4 milhão de empregos nos EUA (o mercado costuma parar para analisar este dado).

As moedas EM ganham terreno frente ao dólar, e a abertura é levemente positiva nos mercados de risco no exterior: tanto os futuros de NY quanto as bolsas europeias sobem. No entanto na Ásia elas fecharam pra baixo, ainda refletindo as perdas de ontem das bolsas americanas. Por aqui a divisa americana deverá seguir seus pares e abrir em queda, mas de olho no Payroll e nunca esquecendo da política (a oposição já rejeitou um acordo para apressar a reforma administrativa....).

Bom Feriadão a Todos!

Ney Martini

Formado em Adm. de Empresas pela UFRGS

36 anos de experiência em mercado Forex

Mais de 10 anos de atuação no Citibank como Treasury Trader e outras passagens por grandes bancos e corretoras, responsável pelas operações de câmbio e derivativos

Aviso: este texto foi integralmente transcrito de boletim interno para o Blog do Câmbio mediante autorização formal do Autor. A reprodução, total ou parcial, em outras páginas é terminantemente proibida.

7 visualizações

por Gustavo Candiota

PARA SUA VIAGEM:

Blog do Câmbio
Pacotes túristicos!
Seguro Viagem com a melhor assessoria!
Câmbio on-line. Cotações em tempo real!
Chip intenacional compatível com +200 países!

Patrocinam o Blog / Podcast / WebTV

Chip global mysimtrvl - Voz e Dados
Ivan Pons - Moda Masculina
A Operadora Oficial da EAA Oshkosh no Brasil
+ 55 assinantes

© 2016-2020 GC Prime Câmbio Inteligente.

SIGA-NOS

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • White Instagram Icon
  • White LinkedIn Icon
  • Branca Ícone Spotify